Notícias

Cerca de dois mil visitantes participaram das atividades do EcoExpresso Sanepar

Ônibus da Sanepar leva educação ambiental ao Litoral

31/10/2016

EcoExpresso Sanepar recebeu cerca de dois mil visitantes

Estudantes da rede municipal de ensino, professores e funcionários de sete escolas de Matinhos e Pontal do Paraná receberam a visita do EcoExpresso Sanepar, um ônibus especialmente projetado para atividades de educação ambiental. Cerca de duas mil pessoas conheceram o trabalho, que faz parte de atividades permanentes de conscientização e mobilização social da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para os cuidados com o meio ambiente.

O ônibus, com maquetes didáticas, foi inaugurado em 2014, em comemoração ao Dia do Rio, e já percorreu diversas cidades do Estado. Dentro dele, uma grande maquete permite ao visitante conhecer o caminho da água desde a nascente até a sua disposição final, na forma de esgoto tratado. Esse caminho é chamado de Ciclo do Rio ao Rio.

Além dos processos de abastecimento com água tratada e de coleta e tratamento de esgoto, a maquete demonstra como é feita a produção de energia renovável a partir das estações de tratamento de esgoto. Também apresenta o tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos.

Em Matinhos, o EcoExpresso Sanepar visitou a Escola Municipal Luiz Carlos dos Santos, Escola Municipal Francisco dos Santos Junior (Complexo Educacional) e Escola Municipal Monteiro Lobato. Em Pontal do Paraná, foram visitadas a Escola Municipal Luiz Antonio Amatuzzi de Pinho, Escola Municipal Anita Miro Vernalha, Escola Municipal Célia Ceranto Rivato e Escola Municipal Primavera. As escolas escolhidas para receber a visita do EcoExpresso estão inseridas em áreas que estão recebendo obras de esgotamento sanitário, realizadas pela Sanepar. Serão aplicados R$252 milhões nessas obras, com 25.000 novas ligações de esgoto, sendo 12.500 em Matinhos e 12.500 em Pontal do Paraná.

VISITAS - O EcoExpresso Sanepar vai percorrer diversas cidades do Paraná, seguindo para Imbaú e Joaquim Távora. O ônibus deve retornar ao Litoral na temporada de verão para realizar atividades de educação ambiental com os veranistas. Para solicitar a visita do EcoExpresso Sanepar, entre em contato pelo email: visitas@sanepar.com.br

Galeria

  • Cerca de dois mil visitantes participaram das atividades do EcoExpresso Sanepar