Notícias

Crianças da Escola Municipal Padre Durval Secchi, de Colombo, foram os primeiros visitantes em 2014

Ônibus itinerante mostra o caminho que a água faz

05/06/2017

EcoExpresso Sanepar foi especialmente preparado com maquetes e outros recursos. 

O EcoExpresso Sanepar, um ônibus especialmente preparado com maquetes, painéis iluminados e vários outros recursos para disseminar práticas do cuidado com a água, está completando uma centena de cidades visitadas desde a sua criação, em 2014. Circulando por todo o Paraná, suas maquetes demonstram o ciclo da água, desde as nascentes, passando pela formação de rios e barragens para captação de água, por uma estação de tratamento de água, redes e reservatórios de distribuição de água até as residências. 

Desde a sua criação até maio de 2017, o ônibus EcoExpresso já esteve em 97 cidades do estado e atendeu mais de 177 mil pessoas.

DO RIO AO RIO – A representação do ciclo da água, dentro do ônibus, inclui a demonstração do percurso da água residuária, desde a saída das residências, mostrando a diferença entre a rede coletora de esgoto e a de águas pluviais. O trajeto segue até uma estação de tratamento de esgoto, onde é possível entender a diferença entre a bacia utilizada para captação de água para o abastecimento público e a que recebe o efluente dessas estações. Juntamente com o espaço sobre o sistema de tratamento do esgoto estão representados os processos de geração de energia a partir do gás metano, destinação do lodo de esgoto tratado para a agricultura e o tratamento adequado dos resíduos sólidos.

A maquete apresenta ainda uma casa com realidade aumentada e, nela, detalhes de uma ligação correta de esgoto, por meio das conexões, caixa de gordura e a conexão ao dispositivo tubular de inspeção (DTI). O uso consciente da água também é explorado.

VISITAÇÃO - Na antiga Estação de Tratamento de Água (ETA) Tarumã, em Curitiba, o ônibus abriu as portas pela primeira vez em dezembro de 2014 para atender 40 alunos do 3º ano da Escola Municipal Padre Durval Secchi, de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. Para a coordenadora pedagógica da instituição, Marilene Belão, a visita ao ônibus foi uma ótima oportunidade de fixar a aprendizagem de diversos conteúdos trabalhados em sala de aula.

A visita é gratuita, tem duração média de 35 minutos e o ônibus recebe 25 pessoas de cada vez. Os educadores da Sanepar foram treinados para receber os visitantes e proporcionar uma experiência diferente. Eles também falam da relação da Sanepar com o meio ambiente e da política ambiental da Companhia.  As visitas devem ser agendadas pelo email: visitas@sanepar.com.br

 

 

 

Galeria

  • Crianças da Escola Municipal Padre Durval Secchi, de Colombo, foram os primeiros visitantes em 2014
  • Alunos esclarecem dúvidas sobre os cuidados tomados pela Sanepar no tratamento da água e do esgoto
  • Maquetes do EcoExpresso Sanepar ajudam a explicar o ciclo da água