Notícias

Captação do Rio Caldeiras mostra os efeitos da estiagem em Palmas

Palmas pode ter rodízio no abastecimento de água na próxima semana

30/04/2020

A manutenção no abastecimento depende do uso consciente e racional da água e principalmente da situação do manancial

A vazão do Rio Caldeiras, no município de Palmas, chegou a níveis críticos. O volume de água captada pela Sanepar para o abastecimento da cidade está abaixo de 60% da capacidade do sistema. A situação está bem dramática e não há previsão de chuvas regulares e significativas, que poderiam aumentar a vazão dos mananciais. Por esta razão, a Sanepar deve adotar o rodízio no abastecimento de água já na próxima semana.

Durante o período de rodízio, para que todas as regiões sejam atendidas com água tratada, será feita uma divisão da cidade em setores que vão ter o abastecimento de forma alternada. “A Sanepar adotou todas as medidas emergenciais para garantir o abastecimento, porém não está sendo suficiente para manter a regularidade no fornecimento de água. O rodízio é a única alternativa agora para que os imóveis de todas as regiões da cidade recebam água tratada por pelo menos 16 horas diárias”, explica o gerente regional da Sanepar, Edenilson Albani. O gerente lembra que a medida é temporária e que, se cada um contribuir e fizer a sua parte com o uso racional da água, serão amenizados os impactos da estiagem.

A recomendação é que a água seja utilizada prioritariamente na alimentação e higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade. Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reúso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água. Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, a população deve avisar imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita

O horário da interrupção do fornecimento de água deverá ser das 12h às 20h, com previsão de normalização gradativa em até 4h horas após o horário de abertura.

Galeria

  • Captação do Rio Caldeiras mostra os efeitos da estiagem em Palmas