Notícias

Segundo Richa, cooperação entre Paraná e Hyogo é um dos principais acordos de amizade do Brasil

Paraná e Hyogo renovam acordo de cooperação

21/08/2015

O governador Beto Richa recebeu, nesta quinta-feira (20), o governador de Hyogo, Toshizo Ido, para a solenidade pelos 45 anos de irmandade entre o Paraná e a província japonesa. No encontro, com a presença da comitiva do Japão, formada por mais de 80 pessoas, os dois governadores assinaram documento renovando os laços de amizade entre o Paraná e Hyogo.

“A cooperação entre Paraná e Hyogo é um dos principais acordos de amizade que temos no Brasil. Uma cooperação muito produtiva nas áreas tecnológica, econômica e científica”, afirmou Richa. “É das mais profícuas relações que temos no Estado. Ao renovarmos o acordo de irmandade, também estreitamos as boas relações entre o povo brasileiro e o japonês”, disse.

“Renovamos este convênio de 45 anos e nossos votos é que ele perdure por mais 45 anos. Vejo esta parceria como uma grande realização para o Estado do Paraná e para a província de Hyogo”, declarou Toshizo Ido.

ENERGIAS RENOVÁVEIS – Richa destacou a projeção de Hyogo na geração e uso de energias renováveis e propôs que os dois estados aprofundem a cooperação no domínio destas tecnologias.

“São tecnologias capazes de produzir transformações socioambientais de longo alcance e produzir riqueza para as populações”, afirmou Richa. Ele propôs que o Paraná e Hyogo, consolidem, como marco histórico da cooperação, a implantação de um centro de tecnologia voltado à pesquisa e ao desenvolvimento das energias limpas.

“Tenho a convicção de que a disseminação de uma matriz energética renovável no Paraná contribuirá para escrever uma nova página em nossa bem sucedida, apoiando o desenvolvimento sustentável e abrindo novas oportunidades de investimentos”, disse Richa.

AMIZADE – A solenidade, que fez parte das comemorações pelos 120 anos de relação diplomática entre Brasil e Japão, teve a presença da vice-governadora Cida Borghetti, do presidente da Câmara dos Deputados de Hyogo, Noriyuki Ishikawa; do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, e do cônsul-geral do Japão no Paraná, Toshio Ikeda, além de deputados, empresários, representantes dos setores do meio ambiente e turismo Hyogo e atletas de judô japoneses, secretários estaduais, deputados paranaenses, representantes de entidades brasileiras e japonesas.

Os governadores enalteceram os laços históricos e culturais entre os dois povos. Richa e o deputado federal Luiz Nishimori foram homenageados pela Câmara Legislativa de Hyogo pelo empenho na renovação dos laços de irmandade.

DESDE 1964 - O governador de Hyogo explicou que a boa relação entre os dois estados se iniciou em 1964, com a cooperação entre as Assembleias Legislativas do Paraná e de Hyogo. “Naquela oportunidade, o Paraná homenageou a sua comunidade Nikkei, homenagem até então inédita em todo o mundo. A partir daí, foi proposto o laço de irmandade”, disse.

O acordo de cooperação foi firmado em 1970. Beto Richa disse que em poucos lugares do país a imigração japonesa foi tão bem sucedida como no Paraná. “O acordo de cooperação abriu oportunidade para várias ações de intercâmbio comercial, cultural, técnico e científico”, disse Richa.

 

Galeria

  • Segundo Richa, cooperação entre Paraná e Hyogo é um dos principais acordos de amizade do Brasil
  • Solenidade marcou os 45 anos de irmandade entre o Paraná e a província japonesa de Hyogo
  • Presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, governador de Hyogo, Toshizo Ido, e o governador Beto Richa