Notícias

Paraná elabora Carta das Águas Subterrâneas

Paraná elabora Carta das Águas Subterrâneas

28/08/2015

Mapa Hidrogeológico permitirá melhor uso e proteção dos aquíferos

Os aquíferos presentes nos municípios paranaenses, em breve, constarão da Carta das Águas Subterrâneas do Estado do Paraná, em ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG). Elaborado sob coordenação do Instituto das Águas do Paraná, o documento, também denominado de Mapa Hidrogeológico, está sendo discutido em Curitiba nesta sexta-feira (28) pelos técnicos de instituições do Paraná e do governo federal.

Entre as informações que devem compor o Mapa – a ser concluído até meados de setembro - estão os dados sobre geologia, hidrogeologia, geomorfologia, solos, hidrologia, clima, uso e ocupação do solo no Paraná; caracterização hidrogeológica, hidrodinâmica e hidroquímica dos principais aquíferos; textos e mapas que abordam a qualidade das águas subterrâneas, vulnerabilidade dos aquíferos, cargas poluidoras e risco de poluição.

A Carta também apresenta recomendações para o gerenciamento dos recursos hídricos e banco de dados em ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG), em software específico (ArcGIS), que permite fácil acesso, atualização e disponibilização das informações básicas sobre os recursos hídricos subterrâneos do Paraná.

Para o gerente de Hidrogeologia da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), João Horácio Pereira, a Carta “é um grande avanço na gestão das águas subterrâneas do Paraná. Vários setores econômicos farão uso deste documento para o desenvolvimento do Estado”.

O Paraná possui 11 aquíferos. A Sanepar implantou e opera mais de 1.000 poços que permitem abastecer a população com as águas subterrâneas de excelente qualidade do Cristalino, Karst, Furnas, Itararé, Rio Bonito, Paleozóico, Guarani, Serra Geral, Caiuá e Guabirotuba.

Além dos profissionais do Instituto das Águas do Paraná, participam da elaboração da Carta das Águas Subterrâneas os técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente (MMA/SRHU), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Sanepar, Mineropar, Instituto ambiental do paraná, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Laboratório de Pesquisas Hidrogeológicas da Universidade Federal do Paraná (LPH/UFPR) e do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências.

Galeria

  • Paraná elabora Carta das Águas Subterrâneas