Notícias

Prédio do Ecomuseu entregue pela Sanepar em Paranavaí

Paranavaí e região ganham Ecomuseu do Saneamento

30/11/2018

Espaço, localizado na Captação do Ribeirão Arara, visa promover ações de educação ambiental junto à população

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inaugurou, nesta sexta-feira (30), em Paranavaí, o Ecomuseu do Saneamento. A estrutura foi construída no terreno de captação da empresa, localizado na Área de Preservação Ambiental (APA) Ribeirão Arara. O objetivo é receber visitantes para repassar informações sobre preservação ambiental e debater temas ligados à sustentabilidade.

A solenidade de inauguração teve a presença do presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski, do prefeito de Paranavaí, Delegado Caíque, dos diretores Paulo Battiston (Financeiro) e Fabiana Campos (Meio Ambiente), do gerente geral Heterley de Souza e de funcionários da Companhia, autoridades municipais e estaduais e moradores da cidade. O Coral Sanepar foi uma das atrações do evento.

Para o Soavinski, este espaço é fundamental para a Sanepar ampliar o trabalho de educação ambiental. “Aqui podem vir os estudantes e a comunidade de modo geral, onde vão ter um contato direto com a natureza, com os recursos hídricos e com a nossa estação de captação de água. Isto vai permitir que possam entender melhor todo o ciclo da água que chega nas suas casas. É uma forma de promover a conscientização para que as pessoas possam, cada vez mais, defender a natureza e a água, recurso essencial para a vida”, destacou o presidente.

O prefeito disse que o Ecomuseu atende a um dos pontos propostos pela política ambiental do município, que é a criação de novos espaços. “Uma das maiores demandas de Paranavaí são os locais de lazer, os chamados espaços verdes. Com o Ecomuseu, a Sanepar vai promover mais consciência ambiental, o que é muito importante, não só para a nossa cidade, mas para toda a região”, afirmou Caíque.

ESTRUTURA – Além do Ecomuseu, a Sanepar entregou uma praça para reuniões ao ar livre, um relógio do sol, trilha ecológica, com diversidades da flora da região, e um barracão para palestras e alimentação. A represa da captação é uma atração à parte pela sua beleza. Outra curiosidade do local é a existência de sistemas de coleta de água de chuva, de biodigestores, para tratamento do esgoto gerado no local, e de um sistema de compostagem. Todo o complexo forma um Centro de Educação Ambiental, que irá atender a população de Paranavaí e dos municípios vizinhos.

PARQUE MUNICIPAL – Soavinski reforçou também a parceria da Sanepar com a Prefeitura de Paranavaí para a concepção e implantação do futuro Parque Natural Municipal Gralha Azul. “Já firmamos este compromisso. A proposta já está aprovada no Conselho de Administração da Sanepar e assim que o novo contrato de programa com o município for assinado iremos trabalhar juntos para tirar este projeto do papel”, ressaltou.

O presidente também falou sobre os investimentos realizados na cidade. “Além de levar água tratada de qualidade para toda a população, já estamos com mais de 80% de coleta e tratamento de esgoto no município. Com o novo contrato, vamos passar de 90%. Nos últimos 7 anos foram investidos na cidade mais de R$ 100 milhões e vamos investir outra quantia como esta para fazer o que é necessário, inclusive uma nova captação de água para garantir o abastecimento na cidade pelos próximos 30 anos”.

 

 

Galeria

  • Prédio do Ecomuseu entregue pela Sanepar em Paranavaí
  • Autoridades descerram a placa do Ecomuseu do Saneamento
  • Soavinski: espaço visa promover ações de educação ambiental
  • Comunidade, empregados da Sanepar e autoridades participaram do evento
  • Autoridades em frente ao prédio do Museu do Saneamento
  • Autoridades na trilha ecológica
  • Relógio do sol inaugurado na área do Ecomuseu
  • Represa da área de captação da Sanepar