Notícias

Prefeito Zgoda e o diretor Caldas brindam com a água do sistema acompanhados do presidente da Associação da Água, Nilson Vieira

Parceria em Espigão Alto do Iguaçu leva água tratada para moradores

29/04/2016

Sistema beneficia três comunidades rurais e duplica o número de pessoas beneficiadas 

Os moradores das linhas Água do Meio, Rio Saudade e Três Passos, no município de Espigão Alto do Iguaçu, receberam, nesta sexta-feira (29), o sistema de abastecimento de água tratada. A entrega das obras foi feita pelo diretor de Relações com Investidores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Ney Caldas, e pelo prefeito José Nilson Zgoda. O sistema, implantado na Linha Água do Meio, dobra o número de pessoas atendidas com água tratada na área rural do município.

A obra, construída em parceria entre o Governo do Estado, a Sanepar, o município e a comunidade, possibilitou o acesso à água tratada para os 264 moradores das três localidades. Na implantação do sistema, que integra o Programa de Saneamento Rural do Governo do Estado, foram investidos pela Sanepar R$ 130 mil.

O diretor Ney Caldas destacou que no Paraná, mesmo com todas as dificuldades pelas quais passa o país, os investimentos não param. “A Sanepar, eleita a melhor empresa do Brasil pelo Jornal Valor Econômico, é um exemplo disso. Com um corpo técnico especializado, trabalha 24 horas para garantir qualidade de vida aos paranaenses. E os investimentos no abastecimento no interior dos municípios ajudam a garantir a permanência do homem no campo”, ressaltou Caldas.

O QUE FOI FEITO – A infraestrutura de abastecimento permitiu a operacionalização do poço existente na comunidade, a implantação de um reservatório que tem capacidade para armazenar 15 mil litros de água e a instalação de 15.674 metros de adutoras e de redes de distribuição de água para atender os 66 domicílios rurais.

O município disponibiliziou maquinários e junto com a comunidade a mão de obra para a execução dos trabalhos. O prefeito José Nilson Zgoda destacou que a parceria entre o estado, o município e a comunidade se traduz em benefícios para os moradores. “A água que chega para as 66 famílias é vida e saúde e traz tranquilidade para todos.”

Para garantir a qualidade do produto, o sistema tem ainda casa de tratamento, implantada pela Prefeitura de Espigão Alto do Iguaçu. O Programa de Saneamento Rural prevê que as obras sejam transferidas para a administração do município e para a comunidade, que gerencia e cuida da água. Equipes da Sanepar fizeram treinamento técnico e de operação do sistema para os moradores.

NOVO TEMPO – O presidente da comunidade e agora também presidente da Associação da Água, Nilson Vieira, afirmou que estão vivendo um novo tempo. “Era dar 30 dias de sol que a água desaparecia. Hoje, temos três comunidades satisfeitas em ter água boa e sempre disponível”, comemorou Nilson.

O agricultor Eugênio Correia de Jesus, conhecido na comunidade como Matias, diz que nasceu e foi criado na região e que há muitos anos sofriam, principalmente, em períodos de estiagem. “As pessoas, a criação e a lavoura padeciam com a falta de água. Agora está uma maravilha.”

A solenidade de entrega das obras teve ainda as presenças do deputado estadual Wilmar Reichmbach, do presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei Rohden, vereadores, secretários do município, dos gerentes da Sanepar João Edson de Lima e Igor Rusch e dos moradores das três comunidades.

Além deste sistema de abastecimento, as comunidades da Linha Bom Princípio e da Linha Mato Queimado, que somam juntas 240 moradores, também são abastecidas com água tratada pelo Programa de Saneamento Rural.


 

 

 

 

Galeria

  • Prefeito Zgoda e o diretor Caldas brindam com a água do sistema acompanhados do presidente da Associação da Água, Nilson Vieira
  • Ney Caldas destaca que os investimentos no abastecimento contribuem com o homem do campo
  • Presidente da Comunidade Água do Meio, Nilson Vieira, comemora a chegada da água para as famílias
  • Prefeito mostrou que a parceria resultou em benefícios para os moradores do interior
  • Moradores acompanham entrega das obras
  • Inauguração do novo sistema
  • Matias afirma que não vai ter mais sofrimento por falta de água