Notícias

Sanepar e parceiros discutem em fórum ações de recuperação no Rio Ligeiro

Pato Branco discute ações em defesa do Rio Ligeiro

07/06/2017

No Fórum denominado “Um olhar para o Rio Ligeiro”, realizado na segunda-feira (5), foram apresentados os resultados dos trabalhos da ação de limpeza e conservação realizados no período de 2 a 6 de maio, durante o 2º Desafio da Conservação dos Recursos Hídricos.

O Fórum foi promovido pela Sanepar, Prefeitura de Pato Branco e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e teve a participação dos representantes da Câmara de Vereadores, das associações de moradores de Pato Branco e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Durante a programação do evento, o gerente regional da Sanepar Aderbal Roncatto, junto com as equipes da Sanepar, apresentou vídeo sobre as atividades desenvolvidas e as situações encontradas. Também foram expostos o diagnóstico e as deficiências das redes coletoras de esgoto no trecho do rio trabalhado, os resultados das análises da água e os encaminhamentos já tomados pela Companhia.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani, falou das condições das galerias pluviais. E, por fim, a Sanepar e a UTFPR mostraram os aspectos de vulnerabilidade socioambiental da bacia do Rio Ligeiro.

As ações terão continuidade. O grupo de trabalho vai se reunir no dia 19 de junho para dar continuidade ao planejamento das ações conjuntas na busca da recuperação e da conservação do rio, que passa na área central de Pato Branco. Serão priorizados os trabalhos que resultem em soluções rápidas e que minimizem os impactos gerados na área da bacia.

LIXO RECOLHIDO – No período de 2 a 6 de maio foram retirados dez toneladas de resíduos das margens e do leito do Córrego Fundo e do Córrego Bonatto, ambos afluentes do Rio Ligeiro. Entre os materiais retirados, foram encontrados colchões, sofás, cobertores, garrafas PET, vidros, roupas, restos de móveis, eletrodomésticos como aparelho de som, micro-ondas, televisores e ventiladores. O volume retirado foi encaminhado ao aterro municipal para destinação adequada.

Galeria

  • Sanepar e parceiros discutem em fórum ações de recuperação no Rio Ligeiro
  • Sanepar e parceiros discutem em fórum ações de recuperação no Rio Ligeiro
  • Sanepar e parceiros discutem em fórum ações de recuperação no Rio Ligeiro