Notícias

Captação Passaúna

Pela terceira vez, Curitiba é a melhor capital em saneamento

12/06/2015

A explicação para o resultado positivo está no planejamento, nos investimentos e na gestão dos sistemas de água e esgoto

O ranking mais recente do Instituto Trata Brasil, que avaliou os serviços de água e esgoto dos 100 maiores municípios do país, mantém Curitiba em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo, como a capital com o melhor índice de saneamento. O levantamento de 2015 utilizou os últimos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS (ano-base 2013). Além de manter-se no topo da lista entre as capitais, Curitiba também tem evoluído na classificação geral. No ranking de 2013 estava na 10aposição, no de 2014, ocupou a 9ae, neste ano, ficou em 5olugar entre as 100 cidades analisadas.

“Temos muito orgulho deste resultado e trabalhamos para que a nossa capital continue evoluindo. Quem tem saneamento de qualidade também tem saúde. Fazemos isso com planejamento, investimentos e comprometimento da nossa equipe”, afirma o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche. “Planejamento e gestão eficientes geram ações tecnicamente corretas no tempo e na medida certa”, explica o gerente geral da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, Celso Thomaz.

As decisões para expandir ou melhorar os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Curitiba seguem as diretrizes apontadas nos Planos Diretores, revisados e atualizados a cada 10 anos para um horizonte de planejamento de 30 anos. Além dos aspectos técnicos, estes estudos também são orientadores das demandas de investimento, seus respectivos cronogramas e até o impacto na composição tarifária da empresa.

ÁGUA – A manutenção da universalização do abastecimento de água numa região que, por sua localização geográfica (nas cabeceiras do Rio Iguaçu), enfrenta a baixa disponibilidade hídrica exige a construção de barragens (represas), que regularizam a vazão dos rios. A preservação das áreas de mananciais, atuais e futuros, exige atenção constante. Hoje são quatro represas, uma nova está em fase de contratação de obras e outras já estão programadas para implantação nos próximos 30 anos.

A Sanepar tem conseguido garantir a 100% da população abastecimento com ótima qualidade e regularidade, aliando as ações que proporcionam disponibilidade crescente de água “in natura” e um processo de produção/distribuição que emprega as melhores tecnologias em termos de controle operacional para maximizar eficiência e detectar deficiências estruturais com antecedência adequada.

ESGOTO – Atualmente, a cidade de Curitiba possui um índice de cobertura com coleta de esgoto através da rede pública da Sanepar superior a 94%, sendo que o esgoto coletado é totalmente tratado nas cinco estações em operação, que atendem também alguns municípios conurbados, como forma de potencializar os resultados em termos de qualidade ambiental.

O grande desafio que vem sendo enfrentado é o da busca da correta utilização deste serviço pela população.  Este trabalho vem sendo realizado com sucesso por meio de atividades de educação ambiental e vistorias técnicas ambientais nas instalações internas dos imóveis, ações que contam com a importante e imprescindível parceria da Prefeitura de Curitiba.

Outra ação também de grande impacto e resultado é o do Programa de Despoluição de Rios Urbanos (PRRU), que consiste do monitoramento da qualidade da água dos rios de Curitiba com o objetivo de diagnosticar e corrigir problemas estruturais nas redes, coletores e interceptores do sistema do sistema de coleta.

 

 

 

 

Galeria

  • Captação Passaúna