Notícias

Limpeza do posto de visita na Penitenciária Feminina do Paraná

Penitenciária Feminina do Paraná reduz consumo de água em 50%

24/05/2013

Medidas também foram aplicadas no sistema interno de esgoto, diminuindo as necessidades de manutenção

A Penitenciária Feminina do Paraná, localizada em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba reduziu em 50% o consumo de água. O resultado é conseqüência da parceria iniciada no ano passado entre a Sanepar e a Secretaria Estadual da Justiça. Em conjunto, as duas instituições estão treinando os agentes penitenciários e implantando ações de economia de água e de uso correto da rede coletora de esgoto nas unidades prisionais instaladas naquele município.

A Penitenciária Feminina do Paraná apresentou os avanços mais significativos dentro de todo o complexo penitenciário. A Sanepar atua na identificação dos vazamentos de água, realiza os treinamentos e repassa as orientações necessárias para evitar os constantes entupimentos ocasionados pelo lançamento de objetos na rede coletora de esgoto. “Além da redução do consumo de água em 50% e do valor da conta de água, houve um importante ganho ambiental”, diz a gerente Siemar de Moura Borges Breda, da Unidade Regional de Clientes Especiais (URCE).

Para resolver o problema da má utilização da rede coletora de esgoto foram implantadas novas grades de retenção de resíduos, que estão evitando entupimentos e o refluxo do esgoto. A rotina de limpeza dessas grades, assumida agora pelos funcionários do presídio, diminuiu também o grande número de intervenções internas feitas pela Sanepar.

A diretora da Penitenciária, Rita Naumann, quer estender esses treinamentos para as detentas, para que elas também tenham consciência da importância de um meio ambiente saudável. Uma das medidas é a instalação de recipientes nos corredores das celas para a separação do lixo, evitando que esse material seja jogado nos vasos sanitários. “Entendemos que todos devem participar”, afirmou a diretora.

Para o desenvolvimento dos programas em parceria com a Secretaria Estadual da Justiça foi criado um grupo de trabalho, reunindo técnicos da Sanepar de três áreas da empresa.

O Complexo Penitenciário de Piraquara abriga uma população de 6 mil pessoas, deste total 382 estão na Penitenciária Feminina do Paraná. Atualmente, todo o complexo penitenciário responde por 19% do consumo de água de toda Piraquara, mas esse número deve subir com a ampliação do local, já prevista pelo governo do Estado, em mais 2,5 mil vagas. Atualmente, a população urbana do município é de aproximadamente 130 mil pessoas.


Galeria

  • Limpeza do posto de visita na Penitenciária Feminina do Paraná
  • Posto de visita obstruído na Penitenciária Feminina
  • Solo contaminado com extravasamento