Notícias

Plano com Agência Japonesa renova estações na RMC

21/02/2013

Dezessete unidades foram construídas com financiamento do governo japonês.

Diretores e técnicos da Sanepar discutiram na última quarta-feira (20) com representantes da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica, na sigla em inglês) o plano de renovação de 12 estações de tratamento de esgoto, de 5 estações de tratamento de água e de redes coletoras de esgoto situadas na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral. As unidades foram construídas com recursos financiados pelo governo japonês. As ações, com previsão de conclusão em três anos, devem começar em abril.

Durante a reunião, realizada na sede da empresa em Curitiba, a Jica anunciou o repasse de R$ 5 milhões em equipamentos e cursos de capacitação técnica para a Sanepar. O repasse - sem necessidade de contrapartida da Sanepar - integra as atividades de cooperação técnica previstas no “Projeto para melhoria da operação e manutenção dos sistemas de água e esgoto do Estado do Paraná”, firmado pelas duas instituições em maio de 2012.

Pelo projeto, a Jica e a Sanepar buscam melhorar a eficiência operacional das estações de tratamento de água e de esgoto e também de redes coletoras de grande porte, além de implantar um modelo de manutenção hidráulica, civil, elétrica e mecânica dessas instalações e capacitar os operadores das estações. O convênio prevê que as atividades serão executadas em três anos em municípios da Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral. Nesta quinta-feira (21), em Matinhos técnicos da Sanepar e da missão discutem o diagnóstico das unidades do Litoral e iniciam a etapa de capacitação.

O presidente da Sanepar, Antonio Hallage, destaca a importância da cooperação com instituições como a Jica. “Além de investir em pesquisa e desenvolvimento, a Sanepar também busca tecnologia de ponta junto a parceiros internacionais de reconhecida competência”, afirma. Além de diretores da empresa, também participaram da reunião, pela missão japonesa, o chefe do escritório da Jica no Brasil, Satoshi Murosawa, o representante senior da Jica, Taku Ishimaru, a coordenadora do projeto, Cristiane Hatano, a vice-consul do Japão em Curitiba, Nana Kawamoto e os consultores da Jica, Kiyohiko Hayashi, Takashi Dairaku, Kenji Uchida, Tadashi Takeshima, Ryunna Matsue e Kozo Obara.

A Jica – Por meio da Jica, o governo do Japão oferece assistência a países em desenvolvimento, objetivando seu crescimento e a estabilidade sócio-econômica. Hoje a instituição presta assistência a 150 países em todo o mundo. No Brasil, o Paraná foi escolhido para receber recursos da Jica por ser o Estado onde vive a segunda maior colônia japonesa no país.

Recursos obtidos pela Sanepar por meio da Jica financiaram obras que ajudaram a ampliar o fornecimento de água para a Região Metropolitana de Curitiba e municípios do Litoral. Também elevaram o índice de coleta do esgoto, que era de 60%, para 90% na capital. Entre as obras construídas com estes recursos estão a barragem Piraquara 2, as Estações de Tratamento de Água Iraí, Miringuava e Saiguaçu (Guaratuba) e nove Estações de Tratamento de Esgoto.

Galeria