Notícias

A recomposição e a preservação das matas ciliares são fundamentais para garantir a proteção de córregos e nascentes

Plantio de mudas marca comemoração do Dia da Árvore em Painçandu

21/09/2015

Ação conjunta busca conter a erosão do solo e garantir a proteção de córregos e nascentes

Para comemorar o Dia da Árvore, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paiçandu fizeram plantio de espécies nativas em uma propriedade rural nas proximidades do Ribeirão Bandeirantes. A ação, no último domingo (20), teve a participação da comunidade, de funcionários da Sanepar e do município e de grupos organizados, como o Fusketas Maringá e os Trilheiros de Paiçandu.

Para o gerente da Sanepar Valteir Galdino da Nobrega este tipo de evento é essencial para conscientizar sobre a importância da recuperação e da preservação das matas ciliares. “As parcerias viabilizam atividades muito importantes para que possamos, cada vez mais, cuidar do nosso meio ambiente e garantir a qualidade da água dos nossos rios”, enfatizou.

Segundo o prefeito de Paiçandu, Tarcísio Marques dos Reis, foram adquiridas duas mil mudas de espécies nativas destinadas ao reflorestamento em Áreas de Preservação Permanente (APPs), cabendo ao proprietário a manutenção e a preservação do local. “Este trabalho é fundamental para a recuperação das áreas degradas do município. As futuras árvores vão ajudar a conter a erosão do solo, além de garantir a proteção de córregos e nascentes”.

Guilherme Suaki, um dos membros do Fusketas de Maringá, participou do evento e avaliou positivamente a parceria. “Para nós foi uma experiência única. Fazer parte de uma atividade como esta fortalece o nosso grupo e a nossa consciência ambiental. A preservação das árvores é fundamental para a nossa sobrevivência, por isso abraçamos a causa”. Suaki adiantou que o grupo pretende participar de outras ações ambientais e, também, sociais.

Galeria

  • A recomposição e a preservação das matas ciliares são fundamentais para garantir a proteção de córregos e nascentes