Notícias

Prefeitura assina contrato por mais 30 anos

26/08/2013

Uma das metas é expandir os investimentos no sistema de esgoto, que terá o índice ampliado, progressivamente, saindo dos atuais 16,24% para 65% até 2022

O prefeito de Tuneiras do Oeste, Luiz Antonio Krauss, assinou na última semana o contrato de programa com a Sanepar, o que permitirá à empresa atender o município pelos próximos 30 anos.

A Sanepar assumiu o compromisso de, durante a vigência do contrato, manter em 100% o índice de atendimento da população urbana com rede de água. Também serão direcionados investimentos na expansão do sistema de esgoto, que terá o índice ampliado, progressivamente, saindo dos atuais 16,24% para 65% até 2022. Esse índice progressivo de cobertura em coleta e tratamento de esgoto também está previsto no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), documento que norteia o planejamento do município e estabelece as diretrizes do contrato, previsto na Lei do Saneamento.

“A Sanepar atua perfeitamente em nosso município, especialmente, quanto à implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário”, destacou o prefeito Krauss. Participaram da solenidade de assinatura o presidente da Câmara Municipal, Francisco Carlos Rodrigues, e mais cinco vereadores, que aproveitaram o encontro para obter informações sobre a ampliação da rede coletora de esgoto, a tarifa da empresa, entre outros assuntos. A Sanepar foi representada pelo gerente geral Noroeste, Paulo Battiston, pelo gerente da Unidade Regional de Umuarama, Eduardo Iukiharu Kawassaki Junior e pelos coordenadores José Aparecido Fogaça (Clientes) e Rodolpho Tanaka Savelli (Redes).

Para Battiston, ao assinar o contrato com a Sanepar, o município está investindo na saúde dos seus moradores. “A Sanepar e a prefeitura estão investindo na qualidade de vida da população de Tuneiras. Mais água tratada e maior coleta de esgoto é sinônimo de saúde para os moradores do município”. O gerente Regional de Umuarama, Eduardo Kawassaki, confirmou que no município, a Sanepar atende 55 famílias pelo Programa da Tarifa Social. A Tarifa Social garante o acesso da população carente aos benefícios dos serviços de saneamento básico, com tarifa subsidiada. O abastecimento dos mais de cinco mil habitantes é realizado por três poços, com vazão total de 60 metros cúbicos por hora.

Na regional de Umuarama, este é o sexto contrato assinado nos últimos dois anos. Do Noroeste é o décimo sexto.

 

Galeria