Notícias

Prefeitura de Guarapuava e Sanepar inauguram Jardim Europeu

Prefeitura de Guarapuava e Sanepar inauguram Jardim Europeu

05/03/2018

Espaço é resultado de parceria entre Município e Governo do Estado
O presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche, e o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, inauguraram nesse domingo (4) o Jardim Europeu, no Parque das Araucárias. “Eu estou emocionado e acho que todos nós aqui estamos emocionados e motivados por um espaço tão maravilhoso que está sendo entregue não só para as famílias guarapuavanas, mas para todo o Paraná. Com certeza, quem passar por essa rodovia vai querer parar aqui para conhecer esse lugar tão lindo. Guarapuava é um modelo de parceria com o Governo do Estado, com a Sanepar. A Companhia investiu na cidade, nos últimos seis anos, cerca de R$ 200 milhões. Tudo isso e esse presente que hoje entregamos são mais exemplos de como a parceria e a união são importantes e trazem resultados para toda a população”  afirmou o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.

O espaço foi idealizado e construído em parceria com a Sanepar, que investiu R$ 889 mil na execução do Jardim Europeu, do grande chafariz instalado no centro do local e em toda a sinalização no interior do parque. O evento de inauguração atraiu milhares de pessoas ao novo espaço de verde e de preservação da mata nativa paranaense, agora disponível para todos que transitam pela BR-277 em Guarapuava.

“É mais um ponto de atração e de visitação para as famílias guarapuavanas e para turistas de todo o Estado e do Brasil, uma vez que o Parque das Araucárias e nosso Jardim Europeu estão na vitrine de Guarapuava. Às margens da BR-277, rodovia mais importante do Estado, corredor do Mercosul, por onde todos os dias milhares de pessoas trafegam, temos agora mais um atrativo para se parar em Guarapuava e levar daqui uma boa lembrança”, disse o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

Durante o evento de inauguração, o presidente da Sanepar ressaltou também que, além de todas as obras que são necessárias para um município, é preciso “pensar diferente”. “Quando idealizou o Jardim Europeu, o prefeito Cesar pensou nas famílias, na qualidade de vida como um todo das famílias e das pessoas e num ponto fundamental que, hoje, o mundo todo discute: a preservação do meio ambiente. Esta bela obra é um divisor de águas para demonstrarmos que é possível cuidar do meio ambiente e, juntos, promover a integração, o lazer, o convívio saudável. Parabéns a todos, parabéns pela união, às famílias de Guarapuava por esse belo espaço dedicado a cada um vocês através dessa parceria da Sanepar, do Governo do Estado e da Prefeitura de Guarapuava”, destacou Chaowiche.

O PARQUE E O JARDIM – O Parque Municipal das Araucárias foi criado em 1991 e declarado como área de proteção ambiental e de relevante interesse ecológico no mesmo ano, pela Lei nº 198/91. A Lei prevê, além da conservação, o uso científico, recreativo, cultural e educativo do espaço.

“Isso tudo exige manutenção, conservação e investimentos em melhorias. Por isso, em 2016 foi aberta Chamada Pública para pleitear patrocínio dessas despesas e a implantação do Jardim Europeu com todo o projeto paisagístico. A Sanepar foi a empresa vencedora e assinou Termo de Cooperação com o Município, por meio do qual o investimento foi feito”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Celso Alves Araújo.

Já o Jardim Europeu de Guarapuava foi concluído recentemente e é inspirado no estilo de paisagismo usado na Europa, com jardins em forma de labirintos, prezando a geometria e a simetria. O espaço é repleto de arbustos, chafariz, rampas acessíveis, bancos e possui, também, uma estufa de plantas nativas. Foi a primeira obra do município a contar com mão de obra feminina na construção. O Parque das Araucárias, as trilhas e o Museu de Ciências Naturais dentro do parque ficam abertos à visitação diariamente, das 8h às 17h. O Jardim Europeu pode ser visitado a qualquer horário.

PRESENÇAS – Além de Mounir e de Cesar Filho, participaram da solenidade o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro, o presidente da Câmara, João Napoleão, o secretário de Estado de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Mattos Leão Junior, a deputada estadual Cristina Silvestri, o diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), Cezar Silvestri, o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, o ex-prefeito de Guarapuava e ex-presidente da Sanepar, Nivaldo Kruger, além de vereadores e autoridades militares. O evento teve participação do Coral Municipal e da Orquestra de Câmara de Guarapuava.

Galeria

  • Prefeitura de Guarapuava e Sanepar inauguram Jardim Europeu
  • Prefeitura de Guarapuava e Sanepar inauguram Jardim Europeu
  • Prefeitura de Guarapuava e Sanepar inauguram Jardim Europeu
  • Prefeitura de Guarapuava e Sanepar inauguram Jardim Europeu
  • Prefeitura de Guarapuava e Sanepar inauguram Jardim Europeu
  • Prefeitura de Guarapuava e Sanepar inauguram Jardim Europeu