Notícias

Fernando Ghignone é homenageado pelo “apoio à concretização do sonho de melhorar a qualidade da gestão em saneamento”.

Presidente é homenageado pela gestão em saneamento

26/11/2014

Associação de Engenharia Ambiental valoriza empresas brasileiras e gestores preocupados com a qualidade do saneamento

O presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Fernando Ghignone, recebeu na noite desta terça-feira (25), em Belo Horizonte (MG), a Medalha Quíron pelo “apoio à concretização do sonho de melhorar a qualidade da gestão em saneamento”. A medalha é o maior reconhecimento que o Comitê Nacional da Qualidade da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-CNQA) concede.

A comenda foi entregue durante a cerimônia das premiações do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS). "Ao assumir a presidência da Sanepar, assumi o compromisso de fortalecer a empresa com serviços de excelência, investindo em pesquisas e na capacitação do corpo técnico da empresa, possibilitando, assim, a geração de novos negócios e a sustentabilidade do saneamento paranaense", disse Ghignone.

A Medalha Quíron foi criada em 2003 com o objetivo de homenagear autoridades brasileiras que contribuíram para a profissionalização da gestão do saneamento no país, tornando as empresas brasileiras cada vez mais próximas do nível e classe mundial em qualidade do saneamento básico.

PREMIAÇÃO – Durante o evento, também foram entregues os troféus Quíron para três unidades da Sanepar, premiadas na edição 2014 do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS). A Gerência Geral Noroeste da Sanepar, com sede em Maringá, foi vencedora no Nível I (Troféu Bronze). O gerente geral Paulo Battiston e o diretor de Operações Paulo Dedavid receberam o Quíron e o certificado.

O gerente Arnaldo Giovani Rech, da Regional de Paranavaí, recebeu o Troféu Ouro (Nível II), juntamente com o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone. Valteir Galdino da Nobrega, gerente da Regional Maringá, recebeu o Troféu Prata, também no Nível II, junto com o diretor de Meio Ambiente, Péricles Weber. As regionais de Campo Mourão e Umuarama candidataram-se ao Nível III e receberam o diploma de participação especial em 2014.

A Sanepar participa do PNQS sua criação, em 1997, e já conquistou 34 troféus, sendo 25 Troféus Bronze, quatro Troféus Prata e cinco Troféus Ouro. Também recebeu três diplomas e cinco distinções. As candidatas buscam o reconhecimento pelas ações desenvolvidas pautadas por oito critérios: Liderança, Estratégia e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.

CURRÍCULO - Fernando Ghignone exerce a presidência da Sanepar desde 2011. Suas atividades públicas tiveram início em 1983, como secretário da Cultura, Esporte e Turismo do Estado do Paraná, permanecendo no cargo até 1986. Foi presidente dos conselhos estaduais de Cultura, Esporte, Turismo, Fundação Teatro Guaíra e Celepar. Nesse período, foi responsável pela criação da Orquestra Sinfônica do Paraná e também pelo tombamento da Serra do Mar no Estado do Paraná.

Ainda em 1986, na gestão do ministro Celso Furtado, foi secretário de Atividades Socioculturais do Ministério da Cultura. Nos dois anos seguintes, foi presidente da Embrafilme, quando reorganizou e saneou as finanças da empresa. Em apenas 18 meses de gestão na Embrafilme, Ghignone viabilizou mais de 200 produções cinematográficas, entre curtas, longas-metragens e documentários. Foi membro do Conselho da Funarte e do Conselho Federal de Censura. Em 2005, atuou como secretário municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba. Depois, como diretor de Transporte da Urbs (Urbanização de Curitiba).

No campo empresarial, atua nas áreas de empreendimentos turísticos, imobiliários, distribuição e logística. Também atuou na área de radiodifusão, além de presidir o Clube dos Diretores Lojistas de Curitiba e integrar o Conselho Político da Associação Comercial do Paraná.

 

Galeria

  • Fernando Ghignone é homenageado pelo “apoio à concretização do sonho de melhorar a qualidade da gestão em saneamento”.
  • Valteir Galdino da Nobrega, gerente de Maringá, recebeu o Troféu Prata (Nível II) com o diretor de Meio Ambiente, Péricles Weber
  • Diretor de Operações Paulo Dedavid e o gerente Paulo Battiston receberam o Troféu Bronze (Nível I)
  • Equipe da Sanepar comemora a conquista do PNQS
  • Fernando Ghignone é homenageado pelo “apoio à concretização do sonho de melhorar a qualidade da gestão em saneamento”.