Notícias

A palestra foi na noite de quarta-feira (28) e integra o ciclo de eventos de formação promovido pelo IEP

Presidente fala a integrantes do Instituto de Engenharia

29/10/2015

Os desafios da área do saneamento foram discutidos durante palestra para engenheiros

O presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche, falou dos desafios para a universalização do saneamento a engenheiros associados ao Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). A palestra foi na noite de quarta-feira (28) e integra o ciclo de eventos de formação promovido pela entidade, que reúne engenheiros de todas as áreas.

Chaowiche apresentou um panorama da disponibilidade dos recursos hídricos no Brasil e no Paraná. Comparou a grande área do país onde vive a maior parte da população – regiões Sul, Sudeste e Nordeste – à disponibilidade de água doce na mesma área, que é de apenas 16% do potencial hídrico do país. Segundo ele, o desafio de garantir a disponibilidade de água em quantidade e qualidade envolve questões ambientais, com olhar especial para programas de proteção de mananciais, planejamento de longo prazo e investimentos constantes.

“Neste cenário, a Sanepar se diferencia de outras empresas de saneamento do Brasil por possuir estrutura de captação diferenciada e não concentrada em poucos sistemas e reservatórios. A empresa também conseguiu garantir, nos últimos anos, um salto no valor de investimentos em obras de esgoto, o que contribui para a despoluição de rios e para a qualidade de vida dos moradores”, destacou Chaowiche.

O presidente apresentou aos engenheiros os projetos futuros para o abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba. Entre eles, a construção da Barragem do Miringuava. Depois de pronta, ela terá capacidade para armazenar 38 bilhões de litros de água. Os investimentos previstos são de R$ 87,8 milhões, com recursos aprovados da Caixa Econômica Federal.

O presidente do IEP, Nelson Luiz Gomez, disse ter ficado satisfeito com a apresentação. “Nós promovemos essa palestra por termos extremo interesse no tema e preocupação com a disponibilidade de água no Paraná. Vemos que a Sanepar está preocupada com o futuro. Poucas empresas falam em planejamento, mas nós, do Instituto de Engenharia, acreditamos que é o melhor caminho para solucionar os problemas de infraestrutura do país”, afirmou.

Após a palestra, os engenheiros presentes também puderam fazer perguntas e apresentar sugestões sobre o tema exposto. Esta foi a 104ª palestra promovida pelo IEP somente neste ano. O instituto é a mais antiga das entidades da engenharia paranaense e a terceira do país.

Galeria

  • A palestra foi na noite de quarta-feira (28) e integra o ciclo de eventos de formação promovido pelo IEP
  • Integrantes do Instituto de Engenharia do Paraná assistem a palestra sobre os desafios do saneamento
  • O engenheiro Agenor Zarpelon, da Sanepar, esteve no evento; ele recebeu o título de Servidor Padrão da Câmara de Curitiba