Notícias

Balanço final da Operação Verão (Foto Rodrigo Félix Leal/ANPr)

Produção de água foi 6,73% maior neste Verão

14/03/2019

Balanço da Operação Verão foi apresentado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira; foram retiradas 700 toneladas de resíduos das praias

Nos 80 dias de Operação Verão, a Sanepar produziu 4,695 bilhões de litros de água, um aumento de 6,73% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Sanepar também ampliou em 27% o atendimento com serviço de coleta e tratamento de esgoto no Litoral. Em fevereiro de 2018, o número de ligações à rede coletora era de 49.560; em 2019, passou para 63.048 imóveis.

O balanço final da operação foi apresentado nesta quinta-feira (14), em reunião no Palácio Iguaçu, com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Luiz Felipe Carbonell, e representantes de todas as secretarias e órgãos envolvidos nas atividades.

A integração dos profissionais, afirmou o governador, foi importante para garantir a sensação de segurança no Litoral e a tranquilidade de quem buscou se divertir nas praias do Estado. “Queremos avançar e melhorar a cada ano a prestação de serviços para os visitantes do nosso Litoral, com inovações, cuidando do meio ambiente e da segurança para atrair cada vez mais pessoas durante a temporada”, disse.

Ratinho Junior ressaltou que o Estado já planeja ações para a próxima Operação Verão. “Queremos fazer com que o Litoral do Paraná esteja nas grandes vitrines da mídia nacional. Estamos fazendo toda uma programação para um calendário bem festivo, avançar bastante para que o turista aproveite cada vez mais o nosso Litoral”, afirmou.

Saneabilidade- O serviço de saneabilidade das areias registrou a retirada de 700 toneladas de resíduos, em 48 km de praias em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. A quantidade de resíduos retirados foi inferior à Operação Verão do ano anterior (760 toneladas), o que pode demonstrar maior consciência ambiental dos veranistas. O pico de resíduos ocorreu no primeiro dia do ano, quando foram removidas 27 toneladas.

O número de banhos com a ducha ecológica, dentro do projeto Ecoduchas Chuá, mais do que triplicou, passando de 54 mil para 175.110 atendimentos. Já o atendimento com cadeiras anfíbias a pessoas com dificuldade de locomoção registrou cerca de 400 atendimentos.

As atividades de recreação, com temas ambientais, registraram 39.802 atendimentos. Foi a primeira vez que a Sanepar desenvolveu esta ação na Operação Verão.

O gerente geral da Sanepar em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Antônio Carlos Gerardi, avalia os serviços da empresa como bastante positivos neste período. “A Sanepar se preparou para o grande aumento de população no Litoral neste período. Nos dias 30 e 31, por exemplo, registramos uma média de 22 pessoas por ligação, ou seja, é muita demanda por água. E nos dias em que tempestades afetaram o fornecimento de energia elétrica, não paramos a produção e a distribuição porque já tínhamos geradores locados justamente para essas emergências.”

Galeria

  • Balanço final da Operação Verão (Foto Rodrigo Félix Leal/ANPr)
  • Balanço final da Operação Verão (Foto Rodrigo Félix Leal/ANPr)
  • Governador, durante balanço final da Operação Verão (Foto Rodrigo Félix Leal/ANPr)
  • Coletores de resíduos das praias na Operação Verão (Balanço final da Operação Verão (Foto Jaelson Lucas/ANPr)