Notícias

Professoras da Rede Municipal de Ensino visitam Estação de Tratamento de Água

23/03/2023

Cidade é uma das melhores do país em saneamento, reconhecida em ranking nacional

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira (22), professoras da Rede Municipal de Ensino e servidoras da Secretaria Municipal de Educação, fizeram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água da Sanepar em Ponta Grossa.

Elas participaram de uma palestra sobre o Sistema de Abastecimento de Água da cidade, ministrada pelo técnico-químico Luis Augusto Foltran, e conheceram o processo de tratamento e controle que é feito pela Sanepar para torná-la potável para a população, seguindo todas as determinações do Ministério da Saúde.

A estação produz, em média, 1000 litros de água tratada por segundo, que são distribuídos para a população por meio de 2 mil quilômetros de adutoras e redes de distribuição. Além da visita à estação, as professoras conheceram os laboratórios de análises físico-químicas e bacteriológicas, e o Centro de Controle Operacional, que monitora redes e equipamentos do sistema.

Excelência - A gerente geral da Sanepar, Jeanne Schmidt, destacou o complexo trabalho que antecede a chegada da água para consumo dos clientes, lembrando que a estação de tratamento de água de Ponta Grossa é uma das mais modernas do Paraná. “A eficiência dos nossos processos, tanto no tratamento da água quanto no tratamento de esgoto, e o grande volume de investimentos feitos pela Sanepar na cidade, mais uma vez colocou Ponta Grossa em destaque nacional”, afirma.

Em ranking divulgado pelo Instituto Trata Brasil na última segunda-feira (20), Ponta Grossa está classificada como a 11ª melhor cidade do Brasil em saneamento, em comparação entre os 100 maiores municípios do país. Entre as cidades paranaenses, Ponta Grossa é a terceira colocada.

 

Galeria