Notícias

Coleta seletiva é feita nos bairros de Cornélio uma vez por semana

Professores de Cornélio Procópio são aliados da coleta seletiva

29/03/2016

Sanepar propaga informações sobre resíduos sólidos para melhorar a separação de material reciclável

Mais de 600 professores das redes municipal, estadual e particular de ensino de Cornélio Procópio estão participando de curso sobre resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem. O curso é promovido pela Sanepar e o objetivo é que os professores multipliquem as informações com estudantes e funcionários das escolas a fim de diminuir a quantidade de lixo gerada na cidade.

Para atender todo o público, foram formadas 23 turmas. Com oito horas de duração para cada turma, o curso teve início em 7 de março e deverá ser concluído no final de abril. No período da manhã os participantes recebem informações teóricas sobre saneamento, resíduos, separação e coleta em Cornélio. À tarde, fazem uma visita técnica ao aterro sanitário e à associação dos recicladores que recebem o material reciclável na cidade.

Desde novembro de 2012, a Sanepar é a responsável pela coleta dos resíduos, pelo encaminhamento do material reciclável para a associação dos recicladores e pela gestão do aterro sanitário. Por dia, são coletadas 35 toneladas de lixo, sendo 1,5 de coleta seletiva. A estimativa é a de que, deste total, cerca de 10 toneladas são recicláveis e estão sendo descartados de forma irregular.

Com o curso, esperamos sensibilizar e conscientizar a população para que este material seja devidamente separado e disponibilizado no dia certo da coleta”, explicou o gestor de educação ambiental da Sanepar Wagner Kreling. A coleta seletiva é feita em todos os bairros da cidade uma vez por semana.

Segundo Kreling, depois dos profissionais de educação, o curso será dirigido para servidores do poder público, para associações de bairros, condomínios, igrejas, supermercados, lanchonetes e restaurantes. “Ao atingirmos todos os públicos, esperamos que melhore o serviço de separação e coleta dos resíduos, trazendo ganhos sociais, econômicos e ambientais para toda a cidade”, avalia.

Galeria

  • Coleta seletiva é feita nos bairros de Cornélio uma vez por semana
  • Sanepar em reunião com educadores para definirem ações ambientais