Notícias

Grupo de Ipiranga visita reservatório em Ponta Grossa

Professores de Ipiranga visitam Reservatório Botuquara

26/03/2015

Atividade faz parte da agenda de comemoração pelo Dia Mundial da Água

Professores da rede municipal de ensino de Ipiranga viajaram cerca de 54 km para conhecer, nesta quinta-feira (26), o Reservatório Botuquara, em Ponta Grossa. Conhecido pela reforma recente em comemoração ao seu centenário, completado no ano passado, o reservatório encantou os visitantes pela riqueza de sua história e beleza do seu jardim. A atividade faz parte da agenda pelo Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22.

A visita, guiada pela gestora de educação socioambiental da Sanepar Luciana Garcia, começou com uma abordagem sobre a história do saneamento, desde a época dos pipeiros, passando pelos chafarizes até os dias de hoje. “É importante conhecer toda a história da evolução do sistema público de abastecimento vivida nestes cem anos, para ter a dimensão do valor do próprio reservatório Botuquara, que ainda hoje é estratégico para a cidade de Ponta Grossa”, diz.

Janaína Cruziniani, da Secretaria Municipal de Educação de Palmeira, diz sempre ter tido curiosidade sobre a construção, quando vinha a Ponta Grossa anos atrás. “Antes da reforma, passava por aqui e ficava pensando o que era este prédio. Depois soube que estava sendo reformado e agora estou tendo a oportunidade de conhecê-lo. Ficou muito bonito!”, afirma. A professora Carmem Rita Manosso, da Escola Municipal Rural de Avencal, também ficou impressionada com o cuidado da Sanepar com o espaço. “Deixou a cidade mais bonita, muito legal. O espaço foi muito bem aproveitado, dá para ver os cuidados com a manutenção do jardim, ficou perfeito”, observa.

PARCEIROS – O grupo formado por 20 professores desenvolve, em sua cidade de origem, o projeto ‘Ipiranga Sustentável’, que trabalha questões ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade com crianças do 4º ano do ensino fundamental em 11 escolas municipais. Ao retornar para as escolas, os professores irão repassar as informações sobre a visita a Ponta Grossa e trabalhar conteúdos relacionados ao saneamento. Além do Reservatório Botuquara, eles também puderam conhecer as etapas do tratamento da água em uma visita à Estação de Tratamento de Ponta Grossa.

Nesta semana, o Reservatório Botuquara também recebeu grupos formados por integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ponta Grossa e do Rotary Club de Ponta Grossa. Para a próxima semana, estão agendadas visitas do Rotary Club Jardim América e do curso técnico em Guia de Turismo do Colégio Estadual Júlio Teodorico. Os interessados em visitar o Reservatório Botuquara podem entrar em contato com a Sanepar pelos telefones (42)3220-2444 ou 3220-2445, ou ainda pelo e-mail visitaspg@sanepar.com.br . As visitas são guiadas, mediante agendamento prévio com a Sanepar.

 

 

 

Galeria

  • Grupo de Ipiranga visita reservatório em Ponta Grossa
  • Visita guiada conta a história do saneamento