Notícias

Projeto “Água nossa de cada dia” inicia atividades

03/06/2013

Em parceria com a Sanepar, ação faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente

Em Ponta Grossa, as primeiras atividades do projeto “Água nossa de cada dia” começam a ser desenvolvidas na semana que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. No período de 3 a 7 de junho, a Sanepar desenvolve, em parceria com o Colégio Estadual Júlio Teodorico, o estudo sobre o ciclo da água e o consumo responsável. O trabalho, idealizado pela professora de Ciências, Margarete Munhoz, inclui visitas e oficina.

De acordo com a gestora em educação socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia, a Companhia integrará o projeto repassando aos alunos informações sobre o ciclo do rio ao rio. Os alunos conhecerão a captação de água no Rio Pitangui e como a água é tratada dentro da estação de tratamento. Também vão receber informações sobre o consumo consciente e terão contato com a história do saneamento, no Ecomuseu do Saneamento. Na oficina, o tema abordado será relacionado às bacias hidrográficas. “Para encerrar, visitaremos uma estação de tratamento de esgoto”, explica Luciana.

Além das visitas em campo, serão desenvolvidas atividades pedagógicas. Inicialmente, o projeto interdisciplinar será levado às turmas do 9.º ano. Nos próximos meses será direcionado aos alunos do 6.º ao 8.º ano do Colégio.

Outras atividades – Na região dos Campos Gerais, a Sanepar participa de diversas atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente, com ações que se estenderão por todo o mês de junho. Entre elas, destaque para as Oficinas de Saneamento Ambiental, que abordarão os temas água, esgoto e resíduos para estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Polivalente, em Ponta Grossa.

No dia 5 de junho, a Sanepar participará em Carambeí, em conjunto com a Prefeitura e outras empresas, da exposição sobre as ações socioambientais, na Praça Cívica. No mesmo dia, os empregados de Telêmaco Borba participarão de evento sobre gestão de bacias hidrográficas.

No dia 6, em União da Vitória, serão realizadas atividades de educação ambiental com alunos da rede municipal de ensino e atividade com os funcionários da Sanepar. No dia 7, os funcionários da Sanepar participam de evento sobre o Programa Ecocidadão. No dia 8, a Sanepar integrará o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (Muteco) em Ponta Grossa, apresentando o Programa Se Ligue na Rede no Parque Ambiental. No dia 14, em Arapoti, a Sanepar participará do evento “O que eu posso fazer para mudar o mundo”, no Colégio Positivo.

 

Galeria