Notícias

Projeto Barragem Piraquara II terá repasse de R$ 360 mil

21/03/2012

Será assinado neste domingo (25), na Colônia Santa Maria, em Piraquara, o convênio de repasse de recursos para o Projeto Barragem Piraquara II. A assinatura entre a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, a Sanepar e a Prefeitura de Piraquara acontecerá durante a 23.º Festa do Carneiro no Rolete.

Segundo o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, os recursos,da ordem de R$ 360 mil, foram liberados após a aprovação do Comitê de Gestão da Assembleia Legislativa. “Vamos executar agora um plano de trabalho que prevê a conservação e manejo do solo, readequação de estradas e outras melhorias no entorno da barragem”, disse. Um dos principais objetivos é evitar o assoreamento do local e aproveitar melhor a infiltração da água no solo, captando-a para a represa e evitando a utilização irregular das áreas.

Segundo o prefeito Gabriel Jorge Samaha, o projeto Barragem Piraquara II tem também o objetivo de tornar o local um modelo de gestão ambiental e de turismo. “Queremos aproveitar também esse projeto para beneficiar a comunidade e os visitantes, destinando o espaço das barragens também para lazer em atividades como a pesca controlada, skysurf, entre outros”, disse.

Localizado no município de Piraquara, cuja bacia hidrográfica possui uma área de 58 quilômetros quadrados, o lago formado tem área de 5,2 quilômetros quadrados. O lago cheio tem uma reserva de 20,8 milhões de metros cúbicos de água, representando acréscimo ao sistema de abastecimento de 600 litros por segundo. Atualmente, a Região Metropolitana de Curitiba consome em torno de 8,8 mil litros de água por segundo.

Galeria