Notícias

Estrada principal da comunidade rural Linha Damasceno foi readequada, numa extensão de 4,2 km

Projeto contribui para preservar Rio Pato Branco

04/07/2013

Medidas fazem parte do Fundo Azul, programa que financia projetos ambientais de proteção aos mananciais de abastecimento público

A Sanepar e a Prefeitura de Pato Branco concluíram a primeira etapa das ações do programa Fundo Azul na bacia do Rio Pato Branco. O trabalho conjunto permitiu a readequação de 4,2 quilômetros da estrada principal da comunidade rural Linha Damasceno, que integra a área do manancial responsável pelo abastecimento dos cerca de 70 mil habitantes da cidade de Pato Branco.

Além da Sanepar e da Prefeitura, também participa do projeto a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), responsável pela execução da próxima etapa, que é o monitoramento e análise do solo arrastado para o rio. Os pontos de coleta já foram instalados no leito do rio. “O solo e agroquímicos são transportados para o leito do rio por estradas rurais mal conservadas e também pela falta de manejo do solo na agricultura. Os agricultores têm consciência disso e são parceiros na busca por melhoria da qualidade das estradas e também da água”, explica a assistente social da Unidade de Educação Socioambiental (USEA), Marilucia Cyrino Rodrigues.

Em paralelo às obras, também foram realizadas reuniões com os agricultores e foram discutidas boas práticas no uso e manejo do solo e de como tais ações podem garantir a qualidade da água do manancial. O recurso para readequação das estradas foi repassado pela Sanepar e Prefeitura.

Para o gerente regional da Sanepar, Aderbal Roncatto, o programa é de grande importância para o abastecimento de Pato Branco. “É preciso preservar para que não falte água potável futuramente e isso é possível pela ação conjunta entre a Sanepar, órgãos parceiros e, principalmente, o agricultor. Quanto menor o impacto ambiental no rio, menos se gasta para tratar e distribuir água de qualidade para a população”, afirmou.

De acordo com o prefeito Augustinho Zucchi, esse é o início do trabalho de readequação, que será feito pela Prefeitura em outras comunidades rurais. “A estrada está perfeita, mesmo depois de toda essa chuva. O trabalho está muito bom e vamos fazer em todo o município”, garantiu.

O presidente da comunidade Linha Damasceno, Joel Damasceno Carneiro, lembrou que, antes da obra, a situação da estrada estava precária. Em época de fortes chuvas, o solo era arrastado para dentro dos rios. “A readequação vai evitar que isso aconteça. O trabalho atendeu nossas expectativas”, avaliou.

O programa - O Fundo Azul foi instituído pela Sanepar para financiar projetos ambientais de proteção aos mananciais de abastecimento público, com o objetivo de melhorar a qualidade das águas captadas pela Sanepar e promover a conscientização e o comprometimento das comunidades do entorno das bacias hidrográficas.

Entre os projetos que podem ser patrocinados pelo Fundo Azul estão a implementação de programas de educação socioambiental, recuperação de matas ciliares, controle de erosão e conservação do solo, controle de fontes de poluição e sinalização de rodovias.

Galeria

  • Estrada principal da comunidade rural Linha Damasceno foi readequada, numa extensão de 4,2 km
  • Comunidade rural Linha Damasceno reuniu-se para receber oficialmente estrada renovada pela Sanepar e Prefeitura
  • Estrada principal da comunidade rural Linha Damasceno foi readequada, numa extensão de 4,2 km