Notícias

Reunião do GGGRI ocorreu na UniLivre

Projeto de recuperação do Rio Iguaçu reuniu grupo gestor em Curitiba

07/06/2016

Reunião do Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu apresenta resultados do mês de maio

O presidente da Companhia de Saneamento do Paraná, a Sanepar (Sanepar), Mounir Chaowiche, participou nesta terça-feira (7) da reunião mensal do Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu. O Grupo é responsável pela execução do Projeto de Recuperação do Rio Iguaçu, que foi criado pelo decreto 1589/2015. O decreto foi assinado pelo governador Beto Richa com o objetivo de recuperar e revitalizar o rio em toda a sua extensão.

Chaowiche destacou a importância da continuidade do projeto e o envolvimento de todas as entidades envolvidas. “O trabalho deve ser permanente. Eu fiquei muito impressionado com a integração de vários setores da sociedade no último fim de semana, no Dia Mundial do Meio Ambiente. É preciso, cada vez mais, que todas as entidades estejam unidas para desenvolver o trabalho de conscientização socioambiental, principalmente nas áreas de ocupação irregular”, disse Chaowiche.

Mario Celso Cunha, coordenador do grupo gestor, apresentou os resultados e as ações do grupo durante o mês de maio. “Foram realizadas dezenas de encontros com parceiros e com as câmaras temáticas de trabalho. São essas reuniões que definem ações e identificam parceiros importantes para o projeto”, afirmou.

O Grupo Gestor é composto por representantes da Sanepar, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, da Companhia Paranaense de Energia, a Copel, Instituto Ambiental do Paraná, Instituto das Águas do Paraná e Instituto Lactec.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Glauco Requião, incentivou o trabalho do grupo e afirmou que é possível promover as mudanças necessárias. “É necessário que todas as câmaras técnicas enumerem as suas necessidades, sejam elas mudanças na legislação ou desenvolvimento de projetos. A oportunidade é agora. Nós é que somos responsáveis por construir a mudança”, disse.

Durante a reunião também foi apresentado ao grupo o novo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Ricardo Ortina, prefeito de Santo Antônio do Sudoeste. Ortina se colocou como parceiro do Grupo Gestor e afirmou que vai trabalhar com os municípios para contribuir com o grupo. “Em Santo Antônio do Sudoeste nós realocamos 140 famílias que viviam às margens da bacia do Rio Iguaçu. Eu me comprometo a trabalhar firme junto aos municípios que vivem essa situação e ajudar no trabalho dessa equipe”, afirmou Ortina.

O Rio Iguaçu atravessa todo o estado do Paraná. Dos 399 municípios paranaenses, 109 possuem área urbana na Bacia do Iguaçu, dividida em Alto, Médio e Baixo Iguaçu. Nestas áreas estão 33% do território do Paraná, 42% da população (4.389.809 habitantes) e alguns dos 10 municípios mais populosos, como Curitiba, Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Galeria

  • Reunião do GGGRI ocorreu na UniLivre
  • Chaowiche: "É preciso, cada vez mais, que todas as entidades estejam unidas para desenvolver o trabalho"
  • Diversas instituições foram representadas na reunião mensal do GGRI
  • Glauco Requião: "A oportunidade é agora. Nós é que somos responsáveis por construir a mudança”