Notícias

Projeto idealizado pela Escola tem apoio da Sanepar, Emater e Cooperativa Bom Jesus

Projeto educativo de escola de Palmeira tem apoio da Sanepar

11/06/2015

Preocupação com a conservação dos recursos hídricos motivou o desenvolvimento do projeto

No mês em que se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente, a Escola Municipal Professor Gabriel Prestes, da Vila Rosa, em Palmeira, dá uma lição de cidadania e consciência ambiental. A palavra de ordem para os alunos da professora Elisabete Aparecida Dusi, do 5º ano, é diminuir os impactos negativos do ser humano sobre os recursos hídricos.

Através do projeto “Rio Limpo é Vida que Nasce”, o grupo de 20 alunos desenvolve e participa, desde o início do ano, de atividades de educação ambiental e ainda trabalha pela recuperação de duas nascentes do município. O projeto tem o apoio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Emater e Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus.

“A ideia do projeto surgiu levando em conta todo o contexto de preocupação com os recursos naturais, em especial em relação à água. O tema também faz parte do conteúdo programático da série, então fiz a proposta aos alunos e eles se mostraram bastante entusiasmados”, detalha a professora. Ela reforça que esse é um aprendizado contínuo e com retorno em longo prazo. “As atividades de educação ambiental promovem o conhecimento e o despertar de atitudes que esperamos que sejam levados para toda a vida”.

SANEPAR – Nesta semana, a orientação da atividade ficou por conta da Unidade de Educação Socioambiental da Sanepar. Utilizando material próprio para monitorar a qualidade da água, os alunos seguiram até as margens do Rio Forquilha, que corta todo o perímetro urbano da cidade, para acompanhar a coleta de amostras e analisar as características do rio e de suas margens.

“Tem muito lixo, como sacolas, garrafas, fralda, papel de bala, entulho, espuma e até peixe morto”, observa Andrielly Caroline Machiniewski, de 10 anos. “Desde que estou participando do projeto, aprendi muito e incentivo meus pais porque nossas atitudes de hoje, como jogar lixo no lugar errado, podem prejudicar o meio ambiente e nós mesmos mais pra frente”, completa.

De volta à sala de aula, os alunos puderam realizar análises colorimétricas nas amostras e observar o grau de impacto da ação humana na qualidade da água através de indicadores físico-químicos. “Esses indicadores podem nos dar uma ideia de como está a qualidade da água. Podemos perceber alterações significativas, como o alto índice de amônia e fosfato, o que reflete o impacto da poluição”, observa a gestora socioambiental da Sanepar Luciana Garcia. “Mas o rio ainda pode se recuperar, desde que sejam mitigadas ou eliminadas as fontes de poluição”, diz.

Tainá Margraf Gurski, 10 anos, gostou de saber que apesar do comprometimento da mata ciliar e dos impactos da poluição, “o rio ainda tem bastante oxigênio, principalmente por causa das quedas d’água e pode ser recuperado”. A colega Jamily Chula Fagundes, também de 10 anos, conta que desde o início do projeto tem se surpreendido com o quanto atitudes impensadas do ser humano podem prejudicar a natureza. “Fizemos pesquisas sobre tudo o que causa impacto nos rios e uma exposição de cartazes com fotos para alertar os outros colegas da escola, para que cada um também possa fazer sua parte em proteger a água. Temos que cuidar muito bem da água porque ela é a nossa vida”, enfatiza.

A diretora Elana Maria de Freitas Santos considerou excelente o trabalho da Sanepar com os alunos. “Em 32 anos de magistério, não havia tido uma oportunidade de participar de uma análise como esta. Achei muito interessante, principalmente por aliar a teoria à prática. Foi um aprendizado incrível para nossos alunos”, conclui. O projeto “Rio Limpo é Vida que Nasce” deve seguir até julho.

SEM ÓLEO NA REDE – A Sanepar também apoia em Palmeira o projeto de valorização da água desenvolvido pela Escola Municipal Nossa Senhora do Rocio. Com participações através de palestras e materiais de apoio, a parceria se estende ao projeto “Se ligue nessa ideia, sem óleo na Rede”, da Sanepar, que tem como objetivo principal evitar que o óleo de cozinha seja descartado de forma inadequada no meio ambiente ou na rede coletora de esgoto e que seja destinado à reciclagem.

 

 

 

Galeria

  • Projeto idealizado pela Escola tem apoio da Sanepar, Emater e Cooperativa Bom Jesus
  • Alunos do projeto “Rio Limpo é Vida que Nasce” foram até a margem do Rio Forquilha para observar suas características
  • Com o uso de um kit de análise disponibilizado pela Sanepar, alunos verificaram indicadores físico-químicos
  • Cada aluno pode observar o resultado das amostras após a aplicação do reagente
  • Rio Forquilha percorre grande parte do perímetro urbano de Palmeira