Notícias

Exército ajuda no mutirão de limpeza do Arroio Olarias

Projeto estimula ações de meio ambiente em Ponta Grossa

05/06/2017

Com enfoque na bacia hidrográfica de Olarias, alunos e comunidade trabalham pela preservação da área

A comunidade de Ponta Grossa participou de uma mobilização para a remoção de lixo das margens do Arroio de Olarias, no sábado (3). A ação foi uma parceria da Sanepar, Prefeitura Municipal, Secretaria Estadual de Educação, Exército e outras instituições, dedicadas a chamar a atenção da população para a preservação ambiental, lembrando o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira, 5 de junho.

Durante a ação, Sanepar, Núcleo Regional de Educação, alunos e professores de quatro escolas estaduais estiveram com equipes em campo realizando abordagens nos bairros Uvaranas, Oficinas e Tarobá. Eles prestaram informações sobre a correta interligação do esgoto e o destino adequado dos resíduos, buscando sensibilizar os moradores para a preservação dos recursos hídricos, especialmente na bacia hidrográfica de Olarias.

Trabalho Contínuo – O trabalho educativo da Sanepar na região é permanente e realizado através do programa “Sustentabilidade – da Escola ao Rio”. Desde 2014, ele é desenvolvido por alunos do curso de Química do Colégio Estadual João Ricardo Borell du Vernay. De acordo com Luciana Garcia, gestora de educação socioambiental da Sanepar, o programa é feito em todo o Paraná e tem como principal objetivo disseminar o conceito de sustentabilidade e estimular discussões sobre a qualidade e a conservação dos recursos hídricos. Em razão disso, outros alunos da rede estadual participam do monitoramento da qualidade da água de rios próximos às suas escolas.

Em Ponta Grossa, as atividades foram retomadas em maio, com foco no Arroio Tarobá, que também faz parte da bacia hidrográfica de Olarias. “Este projeto foi construído em conjunto com os alunos e professores do Colégio Borell e com os professores das escolas municipais da região”, conta Luciana. Ela diz que, neste ano, “o projeto saiu de dentro da escola e chegou a diferentes setores da sociedade, envolvendo a comunidade em geral”. A primeira atividade foi a caminhada para reconhecimento do Arroio Tarobá, de sua nascente à sua foz, com a observação e análise de suas principais características e impactos sofridos.

Segundo Luciana, o diferencial deste ano foi a integração de novos docentes do Programa Tutorial de Educação (PET), do Curso de Licenciatura em Química, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. “Também temos o apoio das escolas municipais que estão inseridas na área de abrangência da bacia, sempre tendo em vista o estímulo à conservação dos recursos hídricos”, reforça.

Ação – Ainda como parte da programação das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, foi proferida a palestra “O direito do rio”, na semana passada, no Colégio Borell, pelo pesquisador de direito ambiental Dr. José Luiz Tadeu Muller de Paula. Ele abordou a legislação ambiental com o olhar voltado para o rio, fazendo uma análise da legislação a respeito dos recursos hídricos. Outras atividades, como palestras e oficinas, também estão programadas para este mês.

Galeria

  • Exército ajuda no mutirão de limpeza do Arroio Olarias
  • Fanfarra do Colégio José Elias da Rocha participa das ações de sensibilização
  • Sensibilização dos moradores