Notícias

Projeto Fundo Azul é apresentado a produtores rurais em Chopinzinho

10/08/2011

Mais de 30 agricultores de Chopinzinho, Sudoeste do Estado, receberam informações sobre o Fundo Azul, projeto ambiental em andamento na bacia hidrográfica do Rio Pedrosa, manancial de abastecimento do município. O encontro ocorreu na comunidade Capitel Santo Antônio, na última terça-feira (9), com a presença de representantes da Sanepar, da Secretaria de Agricultura e demais parceiros.

A gestora ambiental da Sanepar em Pato Branco, Marilucia Cyrino, explicou que o objetivo do projeto Fundo Azul é apoiar com recursos financeiros a recuperação, proteção e conservação dos mananciais de abastecimento. Com recursos da Sanepar e da Prefeitura de Chopinzinho, foram adquiridos materiais para promover melhorias na condição do manancial. Demais parceiros, como o Rotary Club e Casa Familiar Rural, serão responsáveis pela orientação dos projetos de adequação das propriedades e pela fiscalização dos trabalhos.

“Este tipo de encontro, que tem a denominação de intervenção socioambiental, propicia a participação de todos os envolvidos no projeto. Discutimos com os proprietários rurais a importância de construirmos um modelo de produção que preserve a qualidade do solo e da água e que, por conseqüência, mantenha a qualidade da água do manancial”, ressaltou Marilucia.

As irmãs Lucilene e Luciana Zuconeli participaram do encontro para levar as informações aos demais membros da família, que moram na comunidade há mais de trinta anos e tiram o sustento com a produção de grãos e leite. Assim como elas, Antoninho Vieira, agricultor que nasceu e cresceu em Capitel Santo Antônio, disse que ainda há muito a ser feito, mas que já houve avanços. “Em minha propriedade, tomo todos os cuidados. Na roça mantenho as curvas de nível, a palha para o plantio direto, evitando a erosão e prejuízos para o rio”, afirmou.

Ao todo, são 170 famílias que habitam a área da bacia hidrográfica do Rio Pedrosa, com extensão de 23 km2, onde existem 70 nascentes. Para a viabilidade do projeto, serão investidos mais de R$ 80 mil, destinados à compra de cercas, palanques e também de óleo diesel para a recuperação de estradas rurais. Inicialmente serão priorizadas as áreas mapeadas pela Prefeitura, que têm intervenção direta no Rio Pedrosa.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Pasquali, informou que, além do projeto Fundo Azul, a Prefeitura de Chopinzinho fará o trabalho de proteção de cerca de 300 nascentes, abrangendo outras áreas do municípios.

Regularização

Marilucia lembrou que a preservação dos mananciais também abrange a área urbana dos municípios com a realização de vistorias socioambientais. A verificação do imóvel integra o programa Se Ligue na Rede e consiste em ver se a interligação dos imóveis à rede coletora de esgoto da Sanepar foi executada de forma correta. As vistorias permitem também detectar e regularizar a situação inversa, quando o esgoto está ligado à galeria de água pluvial. Neste caso, o prejuízo ao meio ambiente é ainda maior, pois o esgoto é despejado sem tratamento nos rios e córregos.


170 famílias habitam a área da bacia hidrográfica do Rio Pedrosa, com extensão de 23 km2, onde existem 70 nascentes, como esta na comunidade Capitel

Galeria