Notícias

Pagamento por Serviços Ambientais foi anunciado pelo Governo do Paraná e pela Sanepar durante o Dia Mundial da Água

Proprietários rurais que adotam boas práticas serão recompensados

22/03/2016

O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) vai comtemplar áreas da bacia do Rio Piraquara 1

O governador Beto Richa anunciou nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, o início do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em recursos hídricos para 120 proprietários rurais de áreas incluídas na bacia do Rio Piraquara 1, que adotam práticas conservacionistas. O Estado vai remunerar os agricultores que tenham práticas como recuperação de solos, conservação de florestas, tratamentos de resíduos, cultivo orgânico.

O investimento para o pagamento por serviços ambientais é de R$ 750 mil, distribuídos em três anos e com renovação. A maior parte do recurso virá da Sanepar, com apoio da Prefeitura Municipal de Piraquara. O edital de chamamento dos proprietários foi lançado em solenidade no Centro de Educação Ambiental dos Mananciais da Serra, em Piraquara.

“Lançamos, no ano passado, essa ideia do pagamento por serviço ambiental para inverter a lógica. Hoje se vê muita punição a produtores rurais por infrações ao Código Florestal e às regras ambientais de todo o País, mas não se pensa em compensar os que agem de formar correta e exemplar. E esta é a ideia deste grande programa”, afirmou o governador.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Glauco Machado Requião, ressaltou a importância desse e de outros projetos para a segurança hídrica. “Trabalhamos para garantir o abastecimento de água de todo o Paraná pelas próximas décadas. Por isso, a Sanepar e o Governo do Estado estão investindo cada vez mais na preservação dos recursos hídricos. Prova disso é o PSA, mas também os programas de Conservação de Mananciais, de Revitalização de Rios Urbanos e o trabalho de despoluição do Rio Iguaçu. Tenho certeza de que mais uma vez o nosso Estado será um exemplo para o Brasil”.

A bacia Piraquara 1 foi escolhida em função da sua importância para o abastecimento de água de Curitiba e Região Metropolitana e por abrigar remanescentes florestais bem conservados. Ali também é desenvolvido o Projeto Manancial Vivo, uma parceria da Prefeitura Municipal, Organizações Não Governamentais e Fundação Grupo O Boticário de Proteção a Natureza. As 120 propriedades totalizam 884 hectares que preservam 589 hectares de áreas naturais. O edital será entregue pessoalmente a cada um dos proprietários e a adesão ao PSA é voluntária.

“Ao longo do tempo, as propriedades são degradadas com as lavouras e criação de animais. Hoje entendemos que é preciso construir uma política pública que proporcione ao morador da região a possibilidade da preservação”, afirmou o prefeito Marcus Tesserolli. “O pagamento por serviços ambientais vai trazer um incentivo financeiro ao morador de Piraquara para que ele preserve o que temos de melhor aqui, que é essa natureza maravilhosa, a água e as florestas”, destacou.

CONHECIMENTO - Montanhista e proprietário de uma área próxima ao Morro do Canal, em Piraquara, Marcelus Borges destacou a importância do PSA para incentivar os moradores a preservar suas propriedades. “Estou muito feliz com essa iniciativa. Vamos torcer para que isso se expanda para o resto do Estado e atenda aos proprietários que precisam de instrução e conhecimento para deixarem suas áreas de acordo com os princípios ambientais, garantindo a preservação das nascentes e da floresta”, disse.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, responsável pelos projetos de PSA no Paraná, adotou a fórmula Oásis da Fundação Grupo O Boticário, usada em outros projetos de PSA no Brasil. Todas as propriedades selecionadas para o projeto partem de uma base comum e depois vão pontuando conforme as boas práticas implantadas. Quem pontua mais, tem direito a receber mais.

Na mesma solenidade foram lançados o Programa de Conservação de Mananciais e o edital para elaboração do plano da Bacia Hidrográfica do Litoral. Pelo programa de Revitalização do Iguaçu, foram iniciadas as ações de educação ambiental, em parceria com as 26 prefeituras de municípios abrangidos pelo Alto Iguaçu. Além disso, Richa também autorizou a licitação para contratação do diagnóstico econômico e sócio-ambiental das bacias dos rios Piraquara 2, Miringuava (Piraquara e São José dos Pinhais) e São Cristovão (Castro), que permitirá que mais 900 proprietários rurais destas três bacias hidrográficas possam, em um ano, serem beneficiados por pagamento por serviços ambientais.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Amin Hannouche; o deputado estadual Rasca Rodrigues; diretores e funcionários da Sanepar e os alunos da Escola Municipal Rural Capoeira dos Dinos.

Galeria

  • Pagamento por Serviços Ambientais foi anunciado pelo Governo do Paraná e pela Sanepar durante o Dia Mundial da Água
  • Pagamento por Serviços Ambientais foi anunciado pelo Governo do Paraná e pela Sanepar durante o Dia Mundial da Água
  • Pagamento por Serviços Ambientais foi anunciado pelo Governo do Paraná e pela Sanepar durante o Dia Mundial da Água
  • Pagamento por Serviços Ambientais foi anunciado pelo Governo do Paraná e pela Sanepar durante o Dia Mundial da Água