Notícias

Rede de água em Rio Branco do Sul terá tecnologia pioneira

17/07/2012

Tubulações em PEAD apresentam melhor custo benefício para o transporte de água

O sistema de abastecimento de água tratada de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, será o primeiro da Sanepar a ser construído utilizando somente tubulações de polietileno de alta densidade (PEAD), tecnologia que apresenta melhor custo benefício para o transporte de água. Além da alta resistência ao impacto e à corrosão, a principal vantagem do PEAD é a drástica redução de perdas de água no sistema de distribuição e de custos na manutenção.

“A Sanepar está sempre preocupada em encontrar soluções técnicas e inovadoras para todos os seus desafios. A instalação desse sistema em Rio Branco do Sul é um avanço qualitativo nos processos tecnológicos de redes, podendo representar um novo patamar de evolução da empresa”, afirma o diretor de Investimentos João Martinho Cleto Júnior.

Martinho conheceu a tecnologia em Porto Alegre, onde o sistema de PEAD começou a ser instalado em 1986, com ótimos resultados: as perdas diminuíram de 50% para 25,32%, entre 1991 e 2011. Com essa redução, 34 bilhões de litros de água tratada antes perdidos em vazamentos agora chegam à torneira dos clientes todos os anos. “A grande vantagem da tecnologia é a redução de perdas, seja por vazamentos ou gatos. Com o sistema de soldagem do PEAD, as peças se unem formando uma só, diminuindo vazamentos e coibindo gatos, reduzindo drasticamente essas perdas, além de serem reduzidos os problemas de manutenção”, explica o diretor.

Para garantir os bons resultados, a Sanepar começou nesta segunda-feira a treinar seus técnicos e fiscais sobre os procedimentos adequados para manuseio, transporte, armazenagem e instalação dos tubos de PEAD. “Também a empresa vencedora da licitação que fará a instalação do sistema em Rio Branco deverá ter empregados qualificados e certificados sobre o uso do PEAD. A tecnologia é muito boa, mas quem a usa precisa ser especializado no assunto”, explica o diretor. O treinamento na Sanepar terá 40 horas de duração e está a cargo do Senai.

Segundo o instrutor, Roberto Linessio, a instalação e os materiais do PEAD saem em média 20 a 30% mais caros que a do tradicional PVC, mas o custo se paga totalmente com as reduções de perdas e de manutenção. “Além disso, o tempo de execução da obra é muito reduzido e o material apresenta mais de 50 anos de vida útil. Como a manutenção se reduz a quase zero, também o usuário se beneficia porque não é preciso interromper a distribuição de água para realizar um conserto”, explica Linessio. Segundo ele, no entanto, é imprescindível ter mão de obra especializada porque com o PEAD não é possível improvisar.

Obras - O sistema de Rio Branco do Sul foi assumido pela Sanepar em janeiro deste ano. A empresa ainda opera o antigo sistema de abastecimento, antes administrado pelo governo municipal, mas já faz a cloração da água e garantiu com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) cerca de R$ 16 milhões para a implantação de um novo sistema de abastecimento de água.

As obras do sistema de Rio Branco do Sul foram divididas em duas etapas, para dar agilidade ao processo. A primeira etapa deve ser concluída em 2013 e prevê um reservatório com capacidade para mil metros cúbicos, uma estação elevatória e uma casa de química, além da recuperação de poços, implantação de redes e de 1.900 ligações. Na segunda etapa, a Sanepar deve finalizar a recuperação dos poços, construir duas casas de química e dois reservatórios, implantar sistemas de pressurização, redes e mais 6.400 ligações de água. A conclusão está prevista para outubro de 2014.

Em Rio Branco do Sul, a Sanepar também vai implantar e operar o sistema de tratamento de esgoto, que deve contar com uma estação de tratamento, 106 mil metros de rede coletora e 5.200 ligações prediais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Normal 0 21 Normal 0 21

Tecnologia do PEAD apresenta melhor custo benefício para o transporte de água

Galeria