Notícias

A tubulação que está no meio da rua deixará de ser usada. A nova ficará no passeio

Rede de esgoto padroniza ligações

08/07/2013

A Sanepar está executando obras de melhorias no sistema de esgoto em Santa Helena, Região Oeste do Estado. Nos próximos 30 dias serão assentados cerca de dois quilômetros de rede de esgoto e padronizadas 280 ligações em diversos bairros da cidade. Esta obra é necessária para evitar danos ambientais e interdição de ruas e avenidas. O investimento é de R$ 180 mil com recursos próprios da Sanepar.

As redes que existem atualmente são de tubo cerâmico, foram implantadas há mais de 40 anos e estão localizadas no leito da rua. Estas características provocam transtornos quando são necessários reparos. Este tipo de rede é muito suscetível a infiltrações e pode extravasar em dias muitos chuvosos. A tubulação cerâmica deixará de ser usada.

As novas redes, em tubos de PVC, mais resistentes e com menor índice de infiltrações e rompimentos estão sendo instaladas no passeio, o que facilita a manutenção do sistema de coleta e a execução de novas ligações de esgoto.

“A implantação das redes de PVC faz parte do planejamento da empresa para manter a vida útil da tubulação e a qualidade do serviço prestado”, explica Rodrigo Becker, gerente regional da Sanepar em Foz do Iguaçu.

O aposentado Julio Guisa é morador da Rua São Francisco, uma das primeiras a receber a obra. Ele contou que ocorria entupimento com freqüência, e que quando chovia a casa dele era afetada diretamente. Guisa diz acreditar que depois que a obra ficar pronta vai ficar muito melhor.

Situação parecida era vivida pelo comerciante José Ducir Deliberal. Dono de um mercado, ele fala que às vezes o odor era muito forte. “Meus clientes reclamavam muito, agora este problema vai acabar”, diz.

Galeria

  • A tubulação que está no meio da rua deixará de ser usada. A nova ficará no passeio
  • Serão substituídos dois quilômetros de redes de esgoto
  • O aposentado Julio Guisa acredita que vai ficar melhor
  • O comerciante José Ducir Deliberal também está contente com o fim dos problemas na rede