Notícias

Obras da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE Norte devem ser concluídas em fevereiro de 2016

Richa anuncia que licitação da ETE Sul será em 2016

24/09/2015

Implantação da Estação de Tratamento de Esgoto permitirá que sejam desativadas estações que estão em área urbana

O governador Beto Richa disse, nesta quinta-feira (24), em Toledo, que a licitação para a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto Sul, está programada para o ano que vem. "A construção desta estação vai possibilitar a desativação das que existem hoje e que estão localizadas em áreas muito adensadas, criando dificuldade para o crescimento do município" disse o governador. O anúncio foi feito na presença do presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche, durante cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades do Paraná.

Os projetos da ETE Sul já estão prontos e a Sanepar está alocando recursos para licitar a obra em 2016. A previsão é a de que ela esteja concluída em 2018. A ETE Sul faz parte do cronograma de obras da Sanepar para desativar todas as atuais estações de tratamento de esgoto de Toledo. A exemplo da ETE Norte, que está com 70% das obras concluídas, a nova estação será implantada numa região afastada da cidade. 

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, ressaltou que a cidade tem um excelente índice de coleta de tratamento de esgoto e que a Sanepar tem investido continuamente para manter este índice. "Hoje, Toledo tem mais de 80% de cobertura de serviço de esgoto e a Sanepar já investiu, nos últimos cinco anos, R$ 37 milhões na ampliação do sistema de esgoto da cidade".

ETE NORTE – Do outro lado da cidade, a Estação de Tratamento de Esgoto Norte já está em fase final de construção e deve ficar pronta em fevereiro de 2016. A nova estação terá uma tecnologia mais moderna que as atuais e capacidade para tratar 80 litros de efluente por segundo. Além de tubulações que fazem o transporte do esgoto, estão sendo construídos dois módulos de tratamento, um filtro biológico, decantadores, um laboratório e leitos de secagem de lodo. Quando pronta, a estação irá atender mais de 40 mil moradores da cidade.

Galeria

  • Obras da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE Norte devem ser concluídas em fevereiro de 2016