Notícias

Visitantes podem percorrer três diferentes trilhas na área dos Mananciais da Serra

Sanepar abre Mananciais da Serra para visitas neste fim de semana

11/09/2015

Localizada em Piraquara, na Serra do Marumbi, a área abriga um importante conjunto de nascentes

As Trilhas dos Mananciais da Serra estarão abertas para visitação neste fim de semana, dias 12 e 13 de setembro, na Região Metropolitana de Curitiba. O programa, organizado uma vez por mês pela Sanepar e pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), é uma ótima pedida para se curtir a natureza e ainda conhecer a história do abastecimento público do Estado.

Para caminhar pelos Mananciais da Serra não é necessário guia, pois placas informativas e uma equipe de mediadores, que ficam em pontos estratégicos, ajudam nas orientações aos visitantes. A caminhada é leve e muito agradável aos olhos e ouvidos, sombreada pelas belezas da floresta atlântica e com sons de pequenos animais, como pássaros, que vivem na mata preservada.

São três trilhas: a do Carvalho e do Santuário São francisco, com 2 km; a da Chaminé, com 1,6 km e a da Caixa do Salto, 1 km. Em cada uma das trilhas, o tempo estimado de duração do passeio é de cerca de 1h30. Assim, se o visitante optar pelo roteiro completo, a caminhada pode chegar a 4 horas.

A entrada nos Mananciais da Serra ocorre a partir das 8h30 e vai até as 16h. Além das visitas abertas, que podem ser feitas uma vez por mês, a Sanepar mantém um programa de educação ambiental para grupos agendados. O e-mail de contato para programar as visitas é mananciaisdaserra@sanepar.com.br. Para grupos de até dez pessoas não é necessário o agendamento.

MANANCIAIS DA SERRA - A área denominada Mananciais da Serra fica no município de Piraquara. A região, na Serra do Marumbi, abriga um importante conjunto de nascentes onde estavam localizadas as captações de água e os 17 reservatórios que compunham o primeiro sistema que abasteceu Curitiba. O maior dos reservatórios é o Carvalho, que recebe água dos demais.

A água que saía deste sistema percorria uma adutora de 38 quilômetros até chegar ao reservatório São Francisco, no ponto mais alto de Curitiba, onde era armazenada antes de chegar às torneiras das casas. Curitiba recebeu água exclusivamente dos Mananciais de 1908 até 1945, quando foi inaugurada a estação do Tarumã, que incrementou o abastecimento. O sistema funcionou de 1908 a 2004. Hoje, é parte do patrimônio histórico da Sanepar.

Galeria

  • Visitantes podem percorrer três diferentes trilhas na área dos Mananciais da Serra
  • Reservatório do Carvalho
  • Ao todo, 17 reservatórios compunham o primeiro sistema que abasteceu Curitiba