Notícias

Sanepar adere às atividades comemorativas em todo o Paraná

02/06/2015

Programação inclui filme, teatro, jogos, distribuição e plantio de mudas, passeios e muito debate

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com outras instituições, está realizando diversas atividades para comemorar o Dia do Meio Ambiente, que ocorre em 5 de junho. A programação começou em 25 de maio e vai até 16 de junho.

Nesta terça-feira (2), em Paranacity, na Praça Central, a Sanepar e a Secretaria de Meio Ambiente fazem a exibição do filme “Os heróis da reciclagem”. No mesmo dia, em Curitiba, será realizada a palestra “Água e Cidadania”, em parceria com a Copel, e, em Campo Magro, acontece uma atividade sobre agricultura e uso consciente da água, em parceria com a Secretaria de Agricultura.

Em Fazenda Rio Grande, a prefeitura da cidade está apoiando a realização de atividades lúdicas relacionadas ao ciclo de proteção do rio ao e à sustentabilidade, que ocorrem nesta quarta-feira (3).

Em Nova Cantu, está programado um pedágio na praça para sensibilização quanto ao uso dos recursos naturais, na sexta-feira (5). Haverá também distribuição de mudas de espécies nativas. Apóiam a atividade a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e escolas da rede municipal.

Também em Campina da Lagoa ocorrerá um pedágio ecológico com distribuição de folderes, no sábado (6), e atividade de proteção de nascente. As ações ocorrem em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Unespar e Emater.

Na próxima semana, segue a programação em Colombo. No dia 9, serão realizados jogos interativos com alunos e palestras. No dia seguinte, a mesma atividade será realizada em Campo Largo. A programação conta com a parceria das secretarias municipais de meio ambiente dessas cidades.

No dia 10, em Roncador, a Sanepar faz palestra sobre a “Disponibilidade e uso consciente dos recursos naturais”, em parceria com Secretaria Municipal de Educação, e Escola Antônio Dziubat.

Em Cascavel, no dia 14, será realizada a “Pedalada Sustentável”, com entrega de brindes. A promoção é da Sanepar, Sesi e outros parceiros.

Em São José dos Pinhais, no dia 16, haverá atividade chamada “Buscar conhecimento da região: Água e Esgoto”, com apoio da Secretaria de Educação.

CAMPO MOURÃO, MAMBORÊ E PARANAVAÍ – As primeiras atividades comemorativas ocorreram em Campo Mourão, com visita à estação de tratamento de água e à captação e a palestra “Disponibilidade e uso consciente dos recursos naturais”, nos dias 25 e 26 de maio. A mesma atividade ocorrerá na cidade também nos dias 9 e 13 de junho. Nessas ações, a instituição parceira é a Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Em Campo Mourão, no dia 12, a Sanepar promove o plantio de mudas de espécie nativas, com proteção de nascente e palestra sobre o uso consciente dos recursos naturais. Essas atividades serão realizadas com apoio da Comunidade Terapêutica Redenção, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Emater.

Em Mamborê, no dia 29, houve palestra a respeito do uso consciente dos recursos naturais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Escola São Francisco de Assis.

Em Paranavaí, as atividades de comemoração com o “Paradão ambiental” começaram no sábado (30), com uma atividade de educação ambiental no calçadão, aproveitando a movimentação da área comercial da cidade. Na segunda (1), houve a palestra “Boas práticas ambientais”, no Grupo Educacional Fatecie. No próximo sábado (6), a Sanepar e o Grupo Educacional promovem o monitoramento da qualidade da água do Ribeirão Paranavaizinho. As atividades em Paranavaí estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Conselho de Meio Ambiente, Fatecie e Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

PATO BRANCO - A programação da Semana do Meio Ambiente de Pato Branco começou no domingo (31) com uma caminhada de 18,5 km, saindo da Praça Presidente Vargas. Os eventos alusivos ao Dia Mundial do Meio Ambiente estão sendo realizados pela Sanepar, Prefeitura Municipal de Pato Branco, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Na segunda-feira (1) houve palestra a respeito do uso de fertilizantes e pesticidas e os riscos da contaminação ambiental. Nesta terça-feira (2), haverá visita à trilha ecológica do Rio Ligeiro, localizada na Estação Experimental da UTFPR, no Passo da Pedra. Será feito o plantio de mudas no Parque Ambiental Cecília Cardoso, no Bairro Vicente Bonato.

A campanha de coleta de resíduos eletroeletrônicos, o mutirão de limpeza e plantio de mudas nativas na reserva municipal do Bairro Alto da Glória encerram as atividades da semana na quarta-feira (3). A coleta dos resíduos será feita na Praça Presidente Vargas, da 8h às 16h. A limpeza e plantio de mudas estão agendados para as 8h30.

Galeria