Notícias

Sanepar adere à campanha para evitar acidentes com cães em Curitiba

25/04/2012

Começou na última terça-feira (24) a II Campanha de Conscientização e Prevenção de Acidentes com Cães. Todos os leituristas da Sanepar, além de alguns empregados, participam. Eles entregarão nos próximos dias aos clientes, durante a leitura da conta de água, uma cartilha com dicas para prevenir os acidentes com cães. A campanha é organizada pelo Hospital Universitário Cajuru, e tem o apoio da Sanepar, Copel, Cavo e Correios.
Dos 140 leituristas que trabalham na Sanepar em Curitiba e região, 10% já foram feridos neste ano. Dos 14 leituristas mordidos, um caso foi grave e causou o afastamento do funcionário. “Já estou recuperado e não tenho raiva do cachorro, mas peço aos donos que cuidem dos seus cães para que não ocorram mais acidentes”, disse Thiago Salmorea, que levou sete pontos na mão.
Os leituristas emitem todos os dias 40 mil contas de água, ou 800 mil contas no mês. Passam por todas as ruas da Região Metropolitana de Curitiba e enfrentam todo tipo de dificuldade. Segundo o gerente da Unidade de Faturamento da Sanepar, Marcos Cardoso, medidas simples podem melhorar o dia a dia dos funcionários. Ele recomenda aos donos que prendam seus cães nos dias da leitura da conta de água e que coloquem o hidrômetro e a caixa de correio em locais de fácil acesso, facilitando a leitura e a entrega da conta. “Também apelamos aos nossos clientes para que mantenham os portões trancados, que coloquem grades adequadas ao tamanho do cachorro, evitando que a cabeça do animal passe pelo vão, e que os muros sejam altos, impedindo que o cão pule”, disse Cardoso.
Como alternativa para evitar acidentes com cães, o novo equipamento da Sanepar, para a leitura da conta de água, emite um alerta sonoro, com o som de um latido, avisando a existência de cão solto ou bravo no imóvel. O registro é feito pelos próprios leituristas, facilitando o trabalho dos colegas no mês seguinte. Este sistema também emite um comunicado, junto da conta de água, alertando o proprietário do imóvel para o problema.

Os leituristas emitem todos os dias 40 mil contas de água, ou 800 mil contas no mês

O leiturista Thiago Salmorea, foi atacado por um cachorro e levou sete pontos na mão

Cartilhas com dicas para previnir acidentes estão sendo entregues à população

Galeria