Notícias

Limpeza da caixa d’água deve ser feita a cada seis meses para garantir qualidade da água

Sanepar alerta para limpeza de caixa d’água no Litoral antes da temporada

11/11/2022

Água parada em imóveis fechados por muito tempo não deve ser consumida para evitar doenças

A Sanepar alerta moradores, proprietários de imóveis e imobiliárias do Litoral para que providenciem a limpeza das caixas d’água de casas e condomínios antes do início da temporada de verão. O feriado prolongado da Proclamação da República pode ser uma oportunidade para isso. O alerta é necessário porque muitos imóveis ficam fechados durante boa parte do ano no Litoral e voltam a ser abertos nos meses de calor. No período em que ficam fechados, a água parada fica imprópria para o consumo, podendo causar doenças. A recomendação é que as caixas d’água sejam limpas a cada seis meses.

“A água distribuída pela Sanepar durante todo o ano é potável e segue os padrões de qualidade. No entanto, se a caixa d’água dos imóveis estiver suja ou muito tempo sem uso, a água fica imprópria para ser consumida. Por isso, é fundamental que todos fiquem atentos e façam a limpeza desses reservatórios. Essa medida evita contratempos e doenças. Muitas famílias descem para a praia para aproveitar as férias e alugam imóveis sem saber se a caixa d’água está limpa ou não. E os dias que eram para ser de descanso e lazer podem se transformar em dor de cabeça”, afirma o gerente regional da Sanepar no Litoral, Marcos Eduardo Muniz.

Na próxima semana, a Sanepar começa a distribuir panfletos de orientação para limpeza das caixas d’água nos imóveis no Litoral, junto com a fatura de água, e também para as imobiliárias.

COMO FAZER A LIMPEZA  (veja o vídeo)

Você vai precisar de um balde, pano limpo, esponja limpa, água sanitária e um par de luvas. Nunca utilize sabão, detergente ou outro produto de limpeza para lavar a caixa-d'água. Use apenas água sanitária.

Descarte a água armazenada na caixa d’água.

Feche a saída da caixa com um tampão ou pano, tomando o cuidado de reservar um palmo de água.

Dilua uma ou duas tampinhas da água sanitária.

Lave as paredes e o fundo da caixa com o lado macio da esponja.

Abra a saída da caixa para que escorra toda a água da lavagem. Use um pano para retirar a água e os resíduos que restarem no fundo.

Feche novamente a saída e abra a torneira para enxaguar a caixa.

Deixe toda a água do enxágue sair. Abra as torneiras da casa para que a água da lavagem escoe. Para evitar o desperdício, guarde essa água em baldes para lavar pisos e calçadas.

Abra novamente o registro para encher a caixa e feche com uma tampa. A caixa deve ficar totalmente vedada e travada para evitar a entrada de sujeira, insetos e pequenos animais.

CUIDADOS

Muitas caixas d’água ficam nos sótãos das casas. Observar se o lugar é seguro para subir. Pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção devem chamar alguém para fazer a limpeza.

Deve-se manter afastado da caixa d’água qualquer objeto ou material que possa trazer riscos à segurança, como fiação elétrica.

Observar a condição da tampa da caixa d’água, se não há fissuras ou rachaduras. Se houver, substituir a tampa para evitar a entrada de sujeira, insetos e pequenos animais.

Galeria

  • Limpeza da caixa d’água deve ser feita a cada seis meses para garantir qualidade da água