Notícias

Sanepar já atua na desobstrução e limpeza da rede de esgoto

Sanepar apoia projeto Cidade Limpa em Foz do Iguaçu

28/08/2013

Limpeza da rede de esgoto e educação ambiental fazem parte das ações da empresa

Os serviços já prestados pela Sanepar em Foz do Iguaçu passaram a integrar a campanha Cidade Limpa, promovida pela RPCTV. A empresa vai atuar na desobstrução e limpeza da rede de esgoto e na educação ambiental dos alunos de escolas públicas da região do Porto Meira. O objetivo é alertar a população sobre a poluição nas ruas, bueiros e rios na região, formada por 32 bairros. A campanha faz parte do Paraná do Bem, promovido pelo grupo GRPCOM.

O trabalho da Sanepar consiste na manutenção preventiva por meio da lavagem da rede com caminhão hidrojateador e a retirada do entulho com conchas e pás. Este serviço já é feito pela empresa que possui um cronograma de manutenção para todas as regiões da cidade, mas até o dia 21 de setembro estará atuando na região do Porto Meira integrando a campanha.

Prevenção - Desde o início do ano, o trabalho de manutenção preventiva na rede foi realizado em mais de 2.300 poços de visitas, que são equipamentos que permitem o acesso à rede coletora. Foz do Iguaçu possui mais de mil quilômetros de rede pública de esgoto e cerca de 10.700 poços de visitas.

O gerente regional da Sanepar de Foz do Iguaçu, Rodrigo Becker ressalta a importância da atividade, pois ela garante o fluxo adequado da água residuária (esgoto), evitando o entupimento e, consequentemente, extravasamentos na rede. Durante estas manutenções são encontrados os mais diversos tipos de materiais dentro da rede coletora. “Plásticos, pedaços de panos, calçados e até pedaços de móveis são encontrados dentro da rede. Isto poderia ser evitado se as pessoas não jogassem lixo na rua ou dentro dos vasos sanitários”, comenta.

Educação Ambiental – Além dos serviços de limpeza e desobstrução da rede coletora de esgoto, a Sanepar também vai atuar na orientação e educação ambiental dos alunos da rede pública de ensino. No mês de setembro, alunos do ensino médio farão visitas às estações de Tratamento de Água do Tamanduá e de Esgoto Ouro Verde, onde irão receber informações sobre o tratamento e a importância do uso racional da água, tratamento e importância do uso adequado das redes de esgoto e como separar o lixo levando em conta os conceitos de redução, reutilização e reciclagem dos resíduos.

Galeria

  • Sanepar já atua na desobstrução e limpeza da rede de esgoto