Notícias

Vice-governadora Cida Borghetti, em reunião do GGRI

Sanepar apresenta programa Moringa Cheia em reunião da GGRI

30/01/2018

Programa que incentiva produgores rurais a preservar água foi lançado na primeira reunião do ano do Grupo Gestor do Rio Iguaçu

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lançou nesta terça-feira (30) o programa Moringa Cheia, que incentiva produtores rurais a fazerem adequações ambientais em suas propriedades, recompondo áreas de preservação permanente. O lançamento foi feito pelo diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião, durante a primeira reunião de 2018 do Grupo Gestor do Rio Iguaçu (GGRI) realizada no Palácio Iguaçu.

Participaram da reunião a vice-governadora Cida Borghetti, os secretários de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, do Planejamento, Juraci Barbosa Sobrinho, e da Agricultura, Norberto Ortigara, do coordenador do grupo, Mario Celso Cunha, que é da Sanepar, do diretor adjunto da Sanepar, Jacques Geovani Schinemann, do gerente geral da Sanepar na Região Metropolitana de Curitiba, Antônio Carlos Gerardi, de outros integrantes do grupo e de entidades parceiras. “A presença de tantas pessoas mostra o comprometimento de cada um com a preservação e conservação do meio ambiente”, disse a vice-governadora.

Glauco Requião explicou que as ações do programa Moringa Cheia se tornaram possíveis com a assinatura de um decreto pelo presidente Michel Temer, no fim do ano passado, que possibilitou a conversão de multas do Ibama em ações ambientais.

Os integrantes do GGRI fizeram um balanço do que já foi realizado desde a criação do grupo, em 2015, e do que será feito neste ano. “Desde a criação deste grupo gestor, dezenas de ações já foram realizadas. A participação e a integração vêm crescendo, acelerando os resultados esperados para a revitalização da Bacia do Iguaçu”, afirmou Mario Celso.

Fazem parte do GGRI 11 entidades oficiais do Paraná: Sanepar (coordenação), Copel, Instituto Águas Paraná, Instituto Ambiental do Paraná, Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Desenvolvimento Urbano, do Planejamento, da Agricultura e Abastecimento, além do Lactec, da Casa Civil e da Vice-Governadoria. A Bacia do Rio Iguaçu é considerada a mais importante bacia hidrográfica do Estado, abrangendo 109 cidades, que somam cerca de 4,4 milhões de habitantes.

Galeria

  • Vice-governadora Cida Borghetti, em reunião do GGRI
  • Diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião, anuncia programa Moringa Cheia
  • Primeira reunião de 2018 do Grupo Gestor do Rio Iguaçu