Notícias

Presidente da Sanepar, presidente do Pró-Metrópole, Vitor Tioqueta, e diretor do Pró-Metrópole Marco Zanetti

Sanepar apresenta projeto Reserva Hídrica do Iguaçu ao Pró-Metrópole

08/08/2023

Companhia destaca importância da integração e apoio dos municípios para desenvolvimento do projeto

A Sanepar apresentou nesta terça-feira (8) o projeto Reserva Hídrica do Iguaçu em reunião do Pró-Metrópole – Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba, realizada na sede Companhia, em Curitiba.

Chamado de Plano Integrado de Gerenciamento de Mananciais e Reservas Hídricas, o projeto prevê a preservação dos recursos hídricos e a recuperação de áreas no entorno do Rio Iguaçu, num trecho de 150 quilômetros entre a Mata Atlântica e a Escarpa Devoniana.

Num total de 20 mil hectares, há 72 km de cobertura vegetal e 2.989 hectares de cavas. A recuperação das águas e de seu entorno margens será feita com ações chamadas de Soluções baseadas na Natureza (SbN). Estas ações visam a formação de um corredor de biodiversidade com preservação da fauna e da flora e a implementação de elementos urbanísticos e áreas de lazer e turismo. O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado e Sanepar, em parceria com os municípios da RMC, ao longo do Rio Iguaçu, desde de Porto Amazonas até a Serra do Mar.

“Esse projeto é fantástico e exige que seja feito de forma integrada com todos os municípios. Precisamos dos municípios, das entidades, do Pró-Metrópole. Nosso cuidado é com o corpo hídrico, é um trabalho voltado para a segurança hídrica, a segurança da água, garantindo água às gerações futuras, e água de qualidade, diante das mudanças climáticas. Todos passamos por uma estiagem severa, nunca vista, e temos o compromisso de fazer esse enfrentamento. É um trabalho muito importante, que tem projeção mundial, com reflexo para esta região e todo o Paraná, uma vez que será replicado em outras regiões”, disse o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

A Sanepar concluiu a primeira fase de implantação de wetlands junto às captações dos Rios Iguaçu e Iraí, e está fazendo os estudos e o mapeamento dos potenciais usos hídricos do Iguaçu. Os investimentos da Companhia são de R$ 80 milhões para a segunda fase do projeto.

PARTICIPANTES - Participaram da reunião entidades dos setores público e privado, prefeituras da RMC, Associação Comercial do Paraná (ACP), Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Sebrae/PR, Fecomercio e Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).

 

 

Galeria

  • Presidente da Sanepar, presidente do Pró-Metrópole, Vitor Tioqueta, e diretor do Pró-Metrópole Marco Zanetti
  • Presidente da Sanepar, presidente do Pró-Metrópole Vitor Tioqueta e diretor do Pró-Metrópole Marco Zanetti
  • Presidente da Sanepar fala sobre importância da participação dos municípios
  • Apresentação do projeto Reserva Hídrica do Iguaçu em reunião no Pró-Metrópole