Notícias

Público assistiu com atenção ao espetáculo, durante a Feira de Serviços, em Londrina

Sanepar atende 2 mil pessoas na Feira de Serviços da UPS Cidadania

29/07/2013

Estreia da peça Meu Esgoto Favorito lotou anfiteatro do Caic do União da Vitória no sábado, 27

Mais de 2 mil pessoas participaram das atividades oferecidas pela Sanepar durante a Feira de Serviços da UPS Cidadania neste final de semana, em Londrina. Os visitantes receberam informações sobre o uso racional da água, as crianças ganharam bexigas e pipoca e famílias inteiras aproveitaram o espetáculo teatral ‘Meu Esgoto Favorito’. Cerca de 100 famílias foram cadastradas na Tarifa Social pelos atendentes comerciais, que também prestaram esclarecimentos sobre outros serviços, como excesso de consumo e parcelamento de débitos.

A primeira feira do interior do Estado foi realizada na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no Conjunto União da Vitória, onde foi instalada a primeira Unidade Paraná Seguro da cidade. As atividades realizadas pelo Governo do Paraná em parceria com a Prefeitura de Londrina, entidades empresariais e sociedade civil organizada foram muitas, entre elas, a emissão de documentos pessoais, orientações sobre prevenção de doenças, corte de cabelo e recreação para as crianças.

Das Neves Alves da Silva, que atende pelo nome de Nevinha, foi uma das moradoras do União da Vitória que compareceram para recuperar o benefício que havia perdido por falta de recadastramento na Tarifa Social. Na casa dela moram cinco pessoas e a conta dos serviços de água e esgoto não ultrapassa os R$ 13 mensais dentro do benefício. “Se eu não estivesse na baixa renda, seria uns R$ 60, como já veio no mês que eu esqueci de atualizar o meu cadastro”, comenta. Ela diz que nunca deixou atrasar o pagamento da conta de água. “A Tarifa Social ajuda bastante, fora dela não teria condição nenhuma de ficar regular”, destaca.

Teatro – Durante as atividades da UPS Cidadania, a Sanepar lançou projeto para sensibilizar a população sobre o que é esgoto e o uso correto da rede coletora. A estreia da peça Meu Esgoto Favorito, em parceria com o grupo Plantão Sorriso, foi no sábado, 27, e foi considerada um sucesso. “Tivemos um grande público, entre crianças e adultos, e conseguimos passar a mensagem sobre a importância de não se jogar lixo na rede de esgoto”, comemora a gerente regional da Sanepar, Mara Lúcia Pereira Kalinowski.

Nos últimos três anos, a Sanepar registrou um aumento de 139% no volume de lixo lançado indevidamente na rede coletora de esgoto em Londrina e Cambé, com a média mensal de 996 toneladas de resíduos removidas no processo de gradeamento das sete Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) que atendem as duas cidades. São fraldas, absorventes, pequenos plásticos e até roupas íntimas, material que exige a remoção nas tubulações e na chegada das estações. O lixo lançado indevidamente no esgoto está entre as principais causas de extravasamentos da rede e corresponde a 60% das causas de obstrução; 20% referem-se ao acúmulo de gordura (óleos e graxas).

Robson Carlos, a esposa Renata e os filhos Marcos, 10 anos, e Renan, 7, assistiram ao teatro e fizeram questão de conversar com os artistas ao final do espetáculo. “Foi muito instrutivo e o grupo interagiu com as crianças com uma mensagem sobre o meio ambiente”, elogiou Robson. “Não sabia que jogam fralda no esgoto e que isto era um fator de entupimento. Acho um grande absurdo”, disse ele, surpreso.

A peça Meu Esgoto Favorito conta a história de um menino que quer solucionar os problemas do esgoto do seu bairro. Aos poucos ele percebe que a falha não é da infraestrutura do sistema de esgoto, mas das pessoas que jogam lixo e outros rejeitos nos lugares errados. Para acabar de vez com o problema, o menino compreende que cada coisa tem que ir para o lugar certo. O texto e direção têm a assinatura do Plantão Sorriso, organização cultural com atuação reconhecida em hospitais de Londrina e região, com a técnica de palhaço.

A peça terá nova apresentação em Londrina, no mês de setembro e, até o final deste ano, deve ser apresentada em cidades como Apucarana, Arapongas, Cornélio Procópio e Santo Antônio da Platina. 

Galeria

  • Público assistiu com atenção ao espetáculo, durante a Feira de Serviços, em Londrina
  • Personagem representou o esgoto antes do tratamento, na peça Meu Esgoto Favorito
  • Personagem representou o esgoto depois do tratamento, na estreia da peça de teatro Meu Esgoto Favorito
  • Equipes da Sanepar incluíram Das Neves no programa da Tarifa Social
  • Robson Carlos, a esposa Renata e os filhos Marcos e Renan assistiram ao teatro