Notícias

Gerente regional da Sanepar João Edson de Lima, e o prefeito de Candói Gelson Kruk da Costa

Sanepar aumenta coleta e tratamento de esgoto em Candói

08/03/2016

Índice de atendimento da área urbana salta de 32,5% para quase 60%; e Ilha do Cavernoso passa a ser atendida com água tratada

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) acaba de entregar obras de ampliação do sistema de esgoto do município de Candói, no Centro-oeste do Estado. Serão beneficiadas 703 famílias dos bairros Santa Clara e Cacique Candói. Com essas obras, o índice de atendimento com o serviço de coleta e tratamento de esgoto na sede do município saltará de 32,5% para 60%. As ligações prediais devem ser liberadas em breve aos moradores dos dois bairros.

Também foi entregue o sistema de abastecimento do Assentamento Ilha do Cavernoso, onde cerca de cem famílias serão beneficiadas. Para garantir água tratada aos moradores da localidade, foi necessária a perfuração de um poço, a construção de uma casa de tratamento, o assentamento de 25 quilômetros de tubulação e a instalação de um reservatório de 20 mil litros. A entrega oficial das obras de água e de esgoto, que juntas somam R$ 3 milhões em investimentos, foi feita no sábado (5) pelo prefeito Gelson Kruk da Costa e pelo gerente regional da Sanepar João Edson de Lima.

SANEAMENTO É SAÚDE – Para o prefeito Gelson, o saneamento básico deve ser prioridade do poder público. “É uma questão que ficou bastante esquecida neste país, que há poucos anos vem sendo debatida. E aqui, neste caso, juntamente com o Governo do Estado e a Sanepar, estão de parabéns os moradores da Ilha do Cavernoso, que hoje têm uma água de qualidade, e dos bairros Santa Clara e Cacique Candói, que vão ter esgotamento sanitário em suas casas”.

Ele lembrou e citou obras já feitas pela Sanepar no município e os investimentos que estão previstos. “Tivemos ampliação e melhorias na estação de tratamento de água, construção de novo espaço para os clientes e temos mais R$ 1,2 milhão já liberados, graças a projetos da Sanepar e recursos da Funasa, para investir no assentamento São João Batista e no assentamento Matas do Cavernoso”, ressaltou.

O gerente João Edson de Lima destacou que “água tratada é saúde” e enalteceu a parceria entre a Sanepar, através do governo estadual, e os municípios. “O Governo do Estado não discrimina prefeitos, tanto é que a Sanepar tem obras do governo estadual por todo o Paraná. Essa parceria com os municípios é muito importante”. Em Candói, Sanepar e Prefeitura atuam em parceria também para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que vai definir as metas em termos de saneamento básico para município de Candói pelos próximos anos.

Galeria

  • Gerente regional da Sanepar João Edson de Lima, e o prefeito de Candói Gelson Kruk da Costa
  • Ao centro, João Edson de Lima e prefeito Gelson Costa, acompanhados de coordenadores da Sanepar