Notícias

Sanepar avisa quando as famílias devem fazer recadastro

06/06/2013

Cliente tem 15 dias para comparecer ao escritório da empresa e renovar o cadastro

As 167 mil famílias beneficiadas pelo programa Tarifa Social precisam atualizar o cadastro a cada 12 meses. A Sanepar, 30 dias antes de vencer a última atualização, convoca por carta os beneficiários para que façam o recadastramento. Após receber o aviso, o cliente tem prazo de 15 dias. “A empresa avisa quando chegou a hora de renovar o cadastro. Não é preciso fazer fila no escritório de atendimento ao público para se recadastrar. A atualização cadastral é necessária porque a renda mensal, o número de moradores e o consumo de água tratada podem sofrer alteração no período de um ano. O programa deve beneficiar exclusivamente quem precisa”, explica Antonio Carlos Salles Belinati, diretor comercial da empresa.

A renda mensal, o consumo e o tamanho do imóvel são critérios para concessão do programa. O total de pessoas que vive no imóvel influencia no valor a ser pago. A inclusão no Tarifa Social pode ser feita em qualquer época, por isso a data de vencimento do cadastro varia de cliente para cliente. Se o recadastramento não for feito quando solicitado pela Sanepar, o benefício é suspenso e a conta volta ao valor normal, sem o subsídio médio de 78%. “Este desconto é muito significativo para as famílias de menor poder aquisitivo. Não queremos excluir ninguém, mas o cadastro tem que estar em dia”, reforça Belinati.

Como funciona – O serviço de cadastro e de recadastramento é oferecido todos os dias úteis nos escritórios de atendimento da Companhia. O usuário recebe uma comunicação da Sanepar alertando sobre a necessidade de recadastramento. Em 15 dias deve comparecer pessoalmente a um escritório, levando a conta da Sanepar, documento que comprove o tamanho do imóvel, documento de identidade, CPF e comprovante de renda dos moradores do imóvel.

Critérios – Hoje, podem usufruir do benefício usuários que tenham renda de até ½ salário mínimo por morador, residam em imóvel de até 70 m² e mantenham o consumo mensal de água em 10 mil litros por mês. Famílias com mais de quatro pessoas podem consumir acima desse volume, porém mantendo o proporcional per capita, de até 2,5 mil litros por pessoa. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 2,5 mil litros mensais por pessoa é o volume necessário para atender as necessidades de higiene e alimentação.

Em 2012, o benefício representou quase R$ 46 milhões de economia para os clientes de menor renda. Só nos primeiros quatro meses deste ano, o subsídio oferecido às famílias carentes totalizou R$ 17 milhões. Pelo programa, as famílias com até quatro pessoas, pagam apenas R$ 9,30 pelos serviços de água tratada e coleta e tratamento do esgoto. Outro benefício da Tarifa Social é a redução do preço das ligações de água e esgoto para R$ 20 reais cada, valor que pode ser parcelado. O custo normal de uma ligação de água hoje é de R$ 62,20.

Galeria