Notícias

Agentes comunitários de saúde de Porto União participam de curso da Sanepar

Sanepar capacita agentes comunitários de saúde em Santa Catarina

30/11/2023

Atividade integra ações socioambientais ligadas às obras de saneamento em Porto União

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realizou na quarta-feira (24), em Porto União (SC), um curso de capacitação de Facilitadores em Saneamento, para 44 agentes comunitários de saúde. Único município de Santa Catarina atendido pela Sanepar, Porto União está recebendo obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, que vão beneficiar mais de duas mil famílias no Centro da cidade e dos bairros Cidade Nova, São Francisco e São Pedro.

A partir do treinamento, os agentes comunitários que participaram da capacitação poderão auxiliar na divulgação de conteúdos sobre água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana nas comunidades onde atuam.

Na formação, foram abordados assuntos como o contexto local dos serviços de saneamento e as novas obras que estão ocorrendo em Porto União, que contemplam a construção de uma nova estação de tratamento de esgoto, 55 quilômetros de rede coletora e 2.647 ligações prediais. Também foram trabalhados temas como a relação saneamento e saúde, a importância da ligação correta de esgoto, o Código Sanitário de Santa Catarina e o papel do agente comunitário de saúde na divulgação desses conteúdos. “Apresentamos ainda os benefícios da tarifa “Água Solidária”, de valor reduzido para populações vulneráveis, os canais de comunicação da Sanepar e a gestão de resíduos sólidos no Município”, detalha a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia.

Os agentes também realizaram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água. O curso foi ministrado pelos empregados da Sanepar Bolivar Luiz Menoncin Junior, Luciana Garcia e Roseli Fernandes. A atividade foi realizada em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio ambiente de Porto União.

Galeria

  • Agentes comunitários de saúde de Porto União participam de curso da Sanepar
  • Agentes comunitários de saúde de Porto União participam de curso da Sanepar