Notícias

Sanepar capacita empregados para a gestão da qualidade e de resultados

11/06/2012

A Sanepar, por meio da sua Escola da Qualidade, iniciou nesta segunda-feira (11) a capacitação de 35 empregados que atuarão como facilitadores no desenvolvimento, implantação, coordenação e manutenção de projetos do Sistema de Gestão pela Qualidade. Durante um ano, estes empregados farão o curso "Capacitação de Facilitadores para Qualidade". Após o período de aulas teóricas, eles desenvolverão projetos aplicáveis na empresa. Os projetos, no encerramento do curso, serão apresentados em seminário aberto.

“A Escola da Qualidade propicia a valorização dos empregados pelo investimento no seu desenvolvimento profissional e também resgata o conceito de qualidade e produtividade dentro da Sanepar”, diz o diretor de Meio Ambiente e Ação Social (DMA), Péricles Weber. Ele lembra que os conteúdos de gestão da qualidade estão voltados para a melhoria contínua dos processos, vários implantados na empresa há anos, como as certificações ISO 9001 e 14001.

A aula inaugural foi na Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR). “Ter a PUC-PR como parceira da Escola da Qualidade garante o sucesso do curso e nos assegura que daqui sairão projetos de alto nível, a ser internalizados na empresa”, enfatizou Péricles.

Os alunos foram escolhidos após processo seletivo que tinha como pré-requisitos, entre outros, ser empregado da Sanepar há pelo menos dois anos; ter nível médio completo e não ter concluído curso de pós-graduação em qualidade. Os alunos atuam nas áreas administrativa, financeira, comercial, de investimentos, meio ambiente e de operações.

O curso - Composto por 24 módulos, o curso tem carga horária de 340 horas. Os conteúdos serão repassados por professores da PUC-PR e instrutores da Sanepar. Todo o curso será realizado nas dependências da PUC-PR, que está disponibilizando a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento da Escola da Qualidade. Entre outros objetivos, o curso oferece a oportunidade para que os empregados produzam conhecimento individual, para a empresa e para a sociedade.

O professor Rogério Valério Ribeiro destaca que a Escola da Qualidade contribui “para que cada aluno, em sua atividade, auxilie a empresa no cumprimento da sua responsabilidade social.” Rogério e o professor Lourival Scheidweiller são os coordenadores do curso pela PUC.

 

Histórico – A Escola da Qualidade foi criada em 1999, com 57 alunos, divididos em duas turmas. Até o ano de 2002 os cursos foram realizados em parceria com a PUC-PR. Em 2005, a parceira foi a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Até agora já foram formados 187 multiplicadores.

 

Galeria