Notícias

Sanepar celebra Dia Mundial da Água na Região Noroeste

19/03/2014

Palestras, distribuição de panfletos, visitas às unidades e atividades do projeto Sustentabilidade: Da Escola do Rio fazem parte da programação

A Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar – participa esta semana, na Região Noroeste, de atividades ambientais que comemoram o Dia Mundial da Água e que terão a participação de estudantes das redes pública e particular de ensino. A programação tem a parceria de órgãos municipais e a sociedade civil organizada.

Em Maringá, no sábado (22), das 13h30 até as 17h30, professores e estudantes do 4.º semestre dos cursos de Técnico em Química e em Farmácia, do Colégio Estadual Doutor Gastão Vidigal, vão realizar a primeira etapa do ano do projeto Sustentabilidade: Da Escola ao Rio, no Ribeirão Mandacaru, rio urbano que corta a região Norte da cidade.

Este ano os alunos irão percorrer da nascente do Ribeirão Mandacaru, na Avenida Colombo, até a Estação de Tratamento de Esgoto, que leva o mesmo nome do manancial, na Avenida Mandacaru. Ao todo será um trajeto de 4,5 km. Os estudantes observarão no rio questões relativas a odores, erosão da calha do rio, drenagem urbana, resíduos sólidos, ácidos graxos, entre outros, e farão a coleta de amostras para análises nos laboratórios de química e biologia do próprio colégio. O projeto começou em 2013 no mesmo colégio.

PARANAVAÍ – Nesta quarta-feira (19), a Trilha Ecológica, na Captação de Água do Ribeirão Arara, localizada na Estrada do Barbalho, será aberta à visitação monitorada. A trilha de pequeno impacto, com pouco mais de mil metros, permeia o lago onde a Sanepar capta, em média, 200 litros de água por segundo para o abastecimento público. O objetivo é integrar a população ao ambiente do Ribeirão Arara, demonstrando que é possível captar o produto de maneira sustentável. 

As ações em Paranavaí começaram no último domingo (16), com a 3ª edição do Desafio Ribeirão Arara Cross Country, quando cerca de 300 pessoas participaram da caminhada de cinco quilômetros pela estrada do Barbalho.

No município de Paraíso do Norte, na região de Paranavaí, durante toda a semana, ocorre a panfletagem de conscientização sobre a importância e a necessidade de preservação da água, como líquido finito e essencial à vida, aos frequentadores da Rampa Náutica Jacintho Galli, no Rio Iva.

REGIÃO DE UMUARAMA – Em São Jorge do Patrocínio, na região de Umuarama, o gestor socioambiental da Sanepar, Elder Robson Myszkovski, faz palestra nesta quarta-feira (19) sobre o Uso Racional da Água, aos alunos do 5.º ano, da Escola Municipal João Batista de Melo. Também já ocorreu palestra para as famílias beneficiadas no programa Minha casa Minha vida, de Alto Paraíso, no dia 12. Os alunos da Escola Municipal Dimas Miranda, de Perobal, visitaram a captação e a estação de tratamento de água de Umuarama, no dia 14. Os estudantes do ensino fundamental da Escola ABC, de Umuarama, também fizeram a visita.

Em Umuarama, na quinta-feira (20), acontece a apresentação do projeto Sustentabilidade: Da Escola ao Rio, no Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho (CEPPAT), para os alunos do 2.º período do curso Técnico em Meio Ambiente. O projeto dissemina o conceito de sustentabilidade e como ele se aplica à qualidade e à conservação dos recursos hídricos. Participam do projeto a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e Secretaria Estadual de Educação (SEED).

No próximo dia 26, está agendada visita dos alunos do ensino fundamental da Escola municipal Nossa Senhora das Graças, da cidade de Maria Helena, à Captação e à Estação de Tratamento de Água de Umuarama.

CAMPO MOURÃO E CIANORTE – Na manhã de sábado (22), empregados da Sanepar de Campo Mourão, juntamente com o Rotary Club, distribuirão panfletos com informações sobre o uso consciente da água e sua importância para a preservação do ecossistema, por meio de um pedágio na área central da cidade. Ainda no sábado de manhã, haverá a soltura de peixes na Lagoa da Usina, uma área de preservação do município e distribuição de material educativo na pista de caminhada, no Parque do Lago.

Em Cianorte, as comemorações do Dia Mundial da Água, começaram na terça-feira (18), com exposição dialogada, com a assistente social e gestora ambiental, Luzia Bueno, sobre o tema Água é Vida, na Escola Municipal Castro Alves, para os alunos do 4.º ano. No decorrer da semana estão programadas visitas à Estação de Tratamento de Água e ao Aterro Sanitário, nos períodos da manhã e à tarde.

 

Galeria