Notícias

Sanepar colabora com a Prefeitura no combate à dengue

21/08/2013

Técnicos da empresa estão vistoriando as residências na região da Vila C atendidas com rede de esgoto

A Sanepar está auxiliando a Prefeitura de Foz do Iguaçu no controle da dengue. Desde ontem (20), os técnicos da Sanepar, acompanhados de agentes de saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), estão vistoriando as residências já atendidas com rede coletora de esgoto para verificar se as fossas sépticas foram devidamente aterradas. Caso seja necessário aterrar a fossa séptica e o morador não tenha condições financeiras para bancar o custo, a Prefeitura fará a doação de terra para desativar o sistema.

“O prefeito Reni Pereira está preocupado com o risco de epidemia no município e convocou uma força-tarefa para atuar em todo o município. Nossos técnicos estão mobilizados para colaborar no combate ao mosquito”, explica o gerente da Sanepar de Foz do Iguaçu, Rodrigo Becker.

O responsável pelo CCZ em Foz do Iguaçu, André Leandro, diz que atualmente as fossas sépticas têm se destacado como um local potencial de foco do mosquito da dengue. “A fossa inativa pode encher de água e se transformar num criadouro para o mosquito”, explica.

Atuação – Nas primeiras 50 residências vistoriadas nesta terça-feira no bairro Vila C em Foz do Iguaçu, os agentes encontraram sete residências onde ainda existiam fossas que precisam ser aterradas. O imóvel da dona de casa Rejane Scholns caminha para ser um exemplo. A rede coletora de esgoto foi assentada há pouco tempo na frente de sua casa, mas ainda falta fazer o aterramento da fossa. “A ligação de esgoto eu já fiz há 30 dias, agora falta a terra para conseguir fechar definitivamente a fossa. A gente não tem condições para fazer tudo de uma vez”, disse ela.

Outro caso é o da dona de casa Vera Lucia Gomes de Oliveira. A rede de esgoto também já passa em frente a sua casa, mas a moradora diz que ainda não pode fazer a ligação correta, nem aterrar a fossa. “A gente sabe que é importante e vai fazer. Se vier a terra, fica mais fácil”, comenta. Os técnicos informaram à moradora que ela tem prazo de 30 dias para fazer a ligação do esgoto e o aterramento das fossas.

Nas próximas duas semanas as vistorias serão realizadas na região da Vila C, próximo ao bairro Bela Vista. Nesta área, a rede de esgoto foi assentada há cerca de 30 dias. Depois o trabalho será estendido a outros bairros, onde a rede coletora foi implantada recentemente.

 

Galeria