Notícias

Coletor UTFPR tem cerca de 1 km

Sanepar conclui obra de coletor de esgoto da UTFPR

27/11/2023

Tubulação beneficia o Campus da UTFPR, promovendo o acesso da instituição ao sistema de esgotamento sanitário

A Sanepar, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)/ Campus Ponta Grossa, concluiu mais uma obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário. A obra incluiu a construção de um novo coletor de esgoto para integrar o Campus da UTFPR ao sistema público de esgotamento sanitário. A obra teve início em maio, com investimento de R$ 525,8 mil.

O coletor construído tem cerca de um quilômetro de extensão e diâmetros que variam entre 200 e 225 milímetros. Este tipo de tubulação, com maior diâmetro e vazão, tem a função de receber e transportar o esgoto coletado nas redes menores, para que seja conduzido até o interceptor – uma tubulação de maior porte ainda –, que conduz o esgoto até a estação de tratamento.

De acordo com a UTFPR, a instalação do coletor tem grande importância ambiental e deve contribuir para a obtenção do licenciamento ambiental da instituição junto aos órgãos competentes. Uma cerimônia de inauguração, realizada pela Universidade, na semana passada, marcou a conclusão das obras e o início da operação das redes. Estiveram presentes no evento o gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, o reitor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho e o diretor geral do Campus da UTFPR em Ponta Grossa, Abel Dionízio Azeredo.

Galeria

  • Coletor UTFPR tem cerca de 1 km