Notícias

Chuvas fortes comprometeram o abastecimento de água de Cascavel

Sanepar continua os trabalhos para recuperar sistemas de água tratada

09/06/2014

População deve colaborar utilizando a água sem desperdiçar

A Sanepar informa que as equipes continuam trabalhando na recuperação dos sistemas de abastecimento de água afetados pelas enchentes de rios, no final de semana. Com o aumento no nível dos rios utilizados como mananciais, foram alagadas as unidades de captação, onde estão instaladas as bombas que extraem água a ser tratada e distribuída à população. Como são equipamentos movidos por energia elétrica é necessário secá-los, reconstruir os quadros de comando, além de uma série de outras intervenções. Há ainda captações isoladas, onde os técnicos nem conseguem chegar para avaliar a situação.

Em outras cidades, paulatinamente, o abastecimento está sendo retomado. Nestes casos, a empresa recomenda que a população seja solidária. Quem estiver recebendo água que use apenas para atividades essenciais como preparo de alimentos e higiene pessoal. É necessário aguardar novas orientações para fazer a limpeza pesada dos imóveis. Confira a situação em cada cidade:

 

REGIÃO DE GUARAPUAVA:

-         Candói: retomando o abastecimento gradativamente. 90% do sistema está abastecido, mas a população precisa usar água de forma racional. Moradores de Lagoa Seca estão sem água por causa das frequentes quedas de energia.

-         Cantagalo: regularizado o abastecimento, mas a reservação está no limite. Se não houver consumo racional, vai faltar água.

-         Foz do Jordão: abastecimento interrompido, equipes trabalhando ininterruptamente para regularizar a situação.

-         Guarapuava: os técnicos continuam trabalhando na recuperação dos equipamentos. Ainda não é possível prever o reinício da produção de água tratada e tampouco quando vai ocorrer a regularização do abastecimento. Caminhão-pipa atende hospitais, postos de saúde, penitenciária e delegacia de polícia.

-         Palmeirinha: o distrito de Guarapuava está abastecido parcialmente em decorrência de problemas elétricos. Aguardando serviços da concessionária de energia.

-         Laranjeiras do Sul:a cidade está abastecida, mas pode faltar água devido ao alto consumo.

-         Marquinho: queda de energia provoca interrupção na produção e distribuição de água tratada.

-         Nova Laranjeiras: abastecimento interrompido.   previsão é normalizar o atendimento ainda hoje.

-         Pinhão: hospital e delegacia estão recebendo água, restante da cidade está desabastecida. As equipes estão trabalhando ininterruptamente para resolver o problema.

-         Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu: as duas cidades são atendidas pela estação instalada em Quedas. O volume do rio está diminuindo. As equipes já tiveram acesso à captação e estão lavando equipamentos e quadros de comando, para depois secar em estufa. Vencida esta etapa, reinicia a produção de água tratada.

-         Reserva do Iguaçu: 30% da cidade está abastecida por poço. A estrada de acesso à captação da Sanepar continua interditada. Equipes estão tentando abrir acesso por outra via para chegar ao local e avaliar a situação.

-         Rio Bonito do Iguaçu: tratamento reiniciado às 14h e reabastecimento sendo feito gradativamente. População precisa colaborar, utilizando água racionalmente.

-         Turvo: tratamento iniciado após a instalação da bomba às 13h e abastecimento retomado logo em seguida, sendo feito gradativamente (50% do sistema abastecido). Rompimentos de rede por causa da pressão e estão sendo consertados.

-         Virmond: sistema sendo reabastecido. O atendimento deve ser normalizado ainda hoje.

 

REGIÃO OESTE

-         Cascavel: a captação foi inundada na madrugada de domingo. No final da manhã desta segunda-feira foi possível retirar as bombas. Os equipamentos foram enviados para secagem e recuperação. Devem começar a ser reinstalados a partir das 22 horas. Previsão de retomada da captação durante a madrugada de terça-feira, podendo se estender durante toda a quarta-feira (11), O desabastecimento afeta mais de 70% da população urbana. 7 caminhões-pipa atendem emergências de saúde. Bairros Tropical, Cristal e Cancelli, abastecidos hoje com a água dos poços, não serão atendidos nesta terça-feira. Este volume será direcionado para outras regiões.

-         Capitão Leônidas Marques: captação inundada desde sábado à noite e sistema sem energia até agora. Toda a cidade desabastecida. Caminhão-pipa abastece hospital, delegacia.

-         Campo Bonito: inundação afetou dois dos três poços. O abastecimento está sendo feito por um poço apenas. Os demais poços estão em fase de restabelecimento.

-         Ibiracema (Catanduvas): sem água. Necessita que a bomba que ficou submsersa seja trocada.

-         Três Barras do Paraná: a captação continua alagada. Sistema sem água.

-         Boa Vista da Aparecida: sem água por inundação na captação e por rompimento de rede.

-         Lindoeste: inundação causou problemas no poço. Sem água.

-         Barra Bonita (Três Barras do Paraná): sem água e sem acesso devido a deslizamentos e quedas de árvores.

-         Guaporé (Guaraniaçu): sem água. Poço submerso.

-         Rio do Salto (Cascavel): inundação deixou a cidade sem água.

-         Catanduvas: enxurrada rompeu as redes, já consertadas. Associado ao alto consumo falta água em algumas regiões. Volta à normalidade prevista para as 18 horas.

 

REGIÃO SUDOESTE

-         Coronel Vivida: captação alagada. Abastecimento agora está parcial e só deve normalizar na terça-feira.

-         Chopinzinho e Mangueirinha: inundação afetou a captação e redes foram rompidas. Parte da cdiade está sendo abastecida. Normalização prevista esta terça-feira.

-         São João: o sistema voltou a operar, mas o desabastecimento só deve ser normalizado durante a madrugada.

-         Sulina: alagamento e enchente levou o reservatório. Voltou a operar. Normaliza durante a madrugada.

-         São Jorge do Oeste: a captação foi alagada. Queimou o conjunto moto-bomba da principal elevatória de água. Abastecimento deve ser normalizado somente na noite de terça-feira.

-         Antonio Paranhos (distrito deSão Jorge do Oeste) – Voltou a operar. Abastecimento deve ser normalizado hoje à noite

 

NORTE PIONEIRO

-         Wenceslau Braz: as chuvas inundaram a captação. O abastecimento está prejudicado na Vila Formosa, Vila Verde, Vila Ney Braga e Toike, porque o sistema de reservação e distribuição de água estão sendo recuperados. A previsão é normalizar o atendimento por volta das 22h de hoje.

 

RMC

-         Mariental (distrito da Lapa): aumento considerável de turbidez afeta o abastecimento. Normalização está prevista para amanhã de manhã. 4 mil pessoas afetadas.

 

 

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

 

Galeria

  • Chuvas fortes comprometeram o abastecimento de água de Cascavel
  • A previsão é de que o abastecimento só seja restabelecido por completo na quarta-feira (11)
  • Cascavel enfrenta uma das situações mais difíceis devido aos estragos causados pelas chuvas
  • Motores ficaram seriamente danificados em Cascavel