Notícias

Participantes usam equipamentos de segurança adequados para agir em caso de acidente com gás cloro

Sanepar contribui com rede de conhecimento

25/09/2015

Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa promoveu treinamento para técnicos e agentes de dez instituições

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) trabalha para reforçar as ações em rede e agir com rapidez e segurança em acidentes com produtos perigosos que ofereçam risco aos mananciais de abastecimento. Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa promoveu treinamento para técnicos e agentes de dez instituições sobre o manuseio e armazenamento de produtos químicos e o atendimento a situações emergenciais. O treinamento foi feito entre os dias 21 e 25 de setembro, na sede da Sanepar, em Curitiba.

A Sanepar tem preocupação permanente com o transporte de produtos perigosos e os riscos que os acidentes com estes produtos representam para os mananciais, para a população e para os equipamentos da empresa. Determinados produtos, além de inviabilizar que a água do rio possa ser tratada e distribuída à população, podem comprometer os equipamentos utilizados para captação de água e das estações de tratamento de água, tais como filtros, bombas e outros.

“O objetivo do treinamento é fazer com que a rede formada por diversos órgãos consiga atuar com rapidez e eficiência quando acontecem acidentes com produtos perigosos. Além disso, também buscamos sensibilizar e alertar as pessoas envolvidas para a necessidade de ler a ficha de identificação do produto. Essa atitude faz com que a abordagem no dia a dia do trabalho ou em acidentes evite danos à saúde dos próprios trabalhadores envolvidos”, explica o químico industrial da Sanepar, Lutero Eduardo Lucio, da Unidade de Serviços de Gestão Ambiental (USGA).

SIMULAÇÃO – Durante o treinamento foi feita uma simulação de acidente com vazamento de gás cloro, um dos principais insumos do processo de tratamento de água. A simulação foi feita na Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu, em Curitiba. A prática serviu para mostrar aos participantes quais os equipamentos de segurança necessários e como como estancar o vazamento.

AÇÃO EM REDE - “O treinamento também fortalece a integração entre os órgãos e as pessoas que no dia a dia trocam informações e trabalham em parceria quando ocorrem acidentes com cargas perigosas”, enfatiza a gerente da USGA, Solange Bostelmann Serpe.

O trabalho em rede é fortalecido com a participação da Sanepar no Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos do Estado do Paraná. A participação no espaço garante a comunicação e as ações conjuntas, com objetivo de evitar grandes impactos ao meio ambiente e à própria população.

Participaram do treinamento 39 pessoas do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Águas do Paraná, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Batalhão da Polícia Ambiental, Defesa Civil, DER, Corpo de Bombeiros, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Curitiba (Comdec) e Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat).

Galeria

  • Participantes usam equipamentos de segurança adequados para agir em caso de acidente com gás cloro
  • A piscina de plástico é usada para descontaminação. Depois do procedimento, a água deve ser levada para um aterro industrial