Notícias

Aplicação de biossólido, adubo feito a partir do lodo do esgoto, na região agrícola de Foz do Iguaçu

Sanepar distribui adubo a agricultores em Foz do Iguaçu

04/10/2013

Já foram distribuídos 195 toneladas de biossólido e até final do ano outras 200 serão entregues a agricultores de Foz do Iguaçu

A Sanepar entregou para a aplicação na região agrícola de Foz do Iguaçu 195 toneladas de biossólido (adubo feito a partir do lodo do esgoto). O engenheiro agrônomo Roberto Sgarbossa é um dos agricultores que utilizam o produto. Ele faz parte do programa há mais de seis anos e em 2013 o biossólido foi aplicado em 20 hectares da cultura de soja. “Tenho tido bons resultados. Além de aumentar o conteúdo de matéria orgânica, também teve aumento na produtividade - entre dois e cinco sacos por hectare”, diz.

A previsão até o final deste ano é destinar outras 200 toneladas aos proprietários rurais de Foz do Iguaçu. O programa de uso do lodo de esgoto existe na Sanepar desde 2000. Os primeiros agricultores a utilizar o biossólido são da Região Metropolitana de Curitiba.  Em Foz do Iguaçu, a produção começou em 2002. Somente nos últimos três anos foram distribuídas 1.275 toneladas do produto.

Em todo o Estado, a Sanepar produziu neste ano uma média mensal de 40 mil metros cúbicos de biossólido nas 72 Unidades de Gerenciamento de Lodo (UGL), todas licenciadas pelo IAP.

A Sanepar possui um cadastro dos agricultores aptos a participar do programa e após visitas técnicas nas propriedades é feito um receituário agronômico, com base em análises químicas do solo. Após estes procedimentos, o biossólido é liberado para a aplicação nas propriedades agrícolas. O engenheiro agrônomo da Sanepar, Marco Antonio Dahmer, responsável pelo programa na região Oeste e Sudoeste, diz que devem ser cumpridas todas as determinações da Resolução Conama 375/2006, que define critérios e procedimentos para o uso agrícola do lodo de esgoto gerado em estações de tratamento de esgoto sanitário.

O QUE É - O biossólido ou lodo de esgoto é um resíduo sólido resultante do tratamento do esgoto doméstico. Do ponto de vista agronômico, o lodo apresenta potencial fertilizante, pois possui significativa quantidade de nitrogênio, fósforo e matéria orgânica. Além disso, o processo de estabilização alcalina prolongada que torna o lodo utilizável faz dele um eficiente corretivo da acidez do solo.

A sua utilização é apropriada para grandes culturas, como soja, milho, trigo e também em reflorestamento. Contudo, não é indicado para hortaliças ou culturas cujas partes comestíveis têm contato direto com o solo, como batata e mandioca.

 

Galeria

  • Aplicação de biossólido, adubo feito a partir do lodo do esgoto, na região agrícola de Foz do Iguaçu
  • Proprietários rurais de Foz do Iguaçu utilizam o lodo do esgoto, que tem potencial fertilizante, em culturas como a da soja