Notícias

Governador Beto Richa, Chaowiche e o presidente da SRP, Moachir Sgarioni

Sanepar é homenageada pela Sociedade Rural do Paraná

01/07/2016

Em comemoração aos 70 anos da SRP, empresas e entidades receberam homenagem pela parceria com setor agropecuário

O presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche, e o gerente geral da Região Nordeste, Sérgio Bahls, participaram na noite desta quinta-feira (30), em Londrina, de jantar de comemoração aos 70 anos da Sociedade Rural do Paraná (SRP). A Sanepar, outras empresas, entidades e personalidades, como o governador Beto Richa, foram homenageadas.

Para o presidente da Sanepar, esta deferência é o reconhecimento da parceria que a Companhia mantém com a Sociedade Rural do Paraná, participando da ExpoLondrina todos os anos. “Esta feira é uma das maiores do setor no país, gerando riqueza, avanço tecnológico e empregos”, disse.

“O trabalho desenvolvido pela Sociedade Rural é motivo de orgulho para todos os paranaenses. Ela representa a união de uma categoria de produtores da área agrícola e da pecuária. O fato de Londrina ser referência na área rural se deve também ao trabalho da Sociedade Rural”, ressaltou Chaowiche.

Ao lado dos ex-presidentes da SRP, o atual presidente, Moacir Sgarioni, apresentou um histórico desses 70 anos, lembrando que a construção da entidade teve a participação de muitos parceiros – homenageados na festa – e que também contribuiu para a formação de lideranças políticas e para a melhoria do agronegócio em todo o país. A SRP foi fundada em junho de 1946 e realizou sua primeira exposição em 1955. A ExpoLondrina hoje é referência na América Latina.

Sgarioni destacou que a SRP teve participação ativa para a criação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 1970, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em 1972, e da Embrapa Soja, em 1974. “Essas duas últimas unidades contribuíram fortemente para o aumento da produtividade no campo”, disse.

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, que já presidiu a SRP, também destacou a importância da entidade para o crescimento da cidade. E o governador Beto Richa lembrou que sempre acompanhou a evolução e o crescimento da SRP. “A exposição reúne expositores como uma vitrine da riqueza do Paraná e do Brasil, além de ser um ambiente maravilhoso para a confraternização das famílias. É um orgulho para Londrina e para todo o Estado do Paraná.”

SANEAMENTO RURAL - Durante o evento, o presidente da Sanepar, ao lado do chefe regional do Ministério da Agricultura em Londrina, Juarez Santana, do chefe-geral da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias, e do chefe adjunto administrativo da Embrapa, Fábio Alvares de Oliveira, entre outros homenageados, destacou que a Sanepar hoje desenvolve o maior programa de saneamento rural do país.

Galeria

  • Governador Beto Richa, Chaowiche e o presidente da SRP, Moachir Sgarioni
  • Governador Beto Richa e Chaowiche
  • Chaowiche e o governador com o vereador Jamil Janene, que presidiu a Comissão de Saneamento da Câmara
  • Chaowiche, prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, e Bahls
  • Chaowiche, prefeito de Cambé, João Pavinato, Moacir Sgarioni e Sergio Bahls